Legislativo promove a 1ª Conferência das Vereadoras do Estado da Bahia
Foi um dia marcante para o Parlamento baiano que, pela primeira vez em sua história, realizou nesta quarta-feira (3) a 1ª Conferência das Vereadoras do Estado da Bahia, uma iniciativa da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. Com o Auditório Jornalista Jorge Calmon lotado de vereadoras, ex-vereadoras, suplentes, candidatas, assessores, prefeitos e lideranças comunitárias, os pronunciamentos de autoridades e deputadas destacaram os desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres na política, em especial quanto à participação feminina nas próximas eleições municipais.
“O sentimento é de muita alegria com este primeiro encontro na Casa Legislativa. Temos a intenção de sanar as demandas que as nossas vereadoras têm no exercício dos cargos de poder. Além do olhar feminino, queremos que a voz da mulher possa ser ouvida por toda a sociedade, que ela possa discutir as questões com a força e a sensibilidade tão peculiar às mulheres”, declarou a presidente do colegiado, deputada Soane Galvão (PSB). Para a socialista, é preciso ampliar o número de cadeiras para as mulheres nas câmaras, já que existem apenas 617 vereadoras na Bahia, sendo que, em 90 dos 417 municípios, não tem uma mulher sequer para representar o universo feminino. “Apesar de conquistas alcançadas, ainda temos um longo caminho a percorrer e esse evento é um passo importante. A presença de vereadoras nos municípios traz uma nova perspectiva para a construção de políticas públicas como foco nas demandas das mulheres”, apontou a deputada.
Aldinha Sena, representante da secretária Estadual de Política para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, mostrou sua preocupação com a violência doméstica, informando que a cada sete minutos uma mulher é agredida e morta no Brasil em razão do feminicídio. “Esta é uma luta da família brasileira, porque as armas brancas e de fogo estão matando a mulher. Queremos levantar nossas vozes”, ressaltou a ativista. A deputada Fabíola Mansur (PSB) se posicionou em nome da bancada feminina da Casa, lembrando sobre a violência política de gênero e a importância de estimular a presença da mulher nos espaços de poder, tendo em vista o pleito municipal do ano que vem.
VIDA LONGA
Mulheres empoderadas também fizeram pronunciamentos na conferência. Christianne Gurgel, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, reafirmou o compromisso da entidade na defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição Federal e da Justiça Social, desejando “vida longa ao trabalho de valorização das vereadoras baianas”. A vereadora Talyta Trindade, de Várzea da Roça, cidade com 14 mil habitantes, tem pouco mais de 18 anos, porém já ocupa um cargo de relevância na política. “Somos mais da metade da população nacional,mas ocupamos menos de 20 % dos cargos políticos. E a situação é ainda pior quando falamos de mulheres negras, de mulheres jovens, de mulheres nas cidades pequenas”, lamentou a vice-presidente da União Baiana dos Vereadores (UBV). Com bem mais experiência no mundo da política, principalmente na Região de Serrinha, Edylene Ferreira, presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), convocou todas as vereadoras para que, de mãos dadas, as mulheres possam participar das pautas municipalistas e fortalecer todo este movimento pela igualdade de gênero.
Marcelo Abreu, presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB-BA, e o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, também presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), foram os únicos homens que participaram da composição da mesa. Quinho, como é popularmente conhecido, fez questão de defender o ingresso da mulher na vida política e decidiu franquear o espaço da UPB para a promoção de um encontro das vereadoras voltado para as ações da mulher na política. “Nós temos 54 prefeitas no estado da Bahia, e eu quero, através da diretoria da nossa entidade, que tem muitas mulheres, mostrar e consolidar essa conferência que hoje está acontecendo aqui na Assembleia”, manifestou o prefeito. Quem também parabenizou as vereadoras foi o governador Jerônimo Rodrigues. Ao lado de várias deputadas da bancada feminina, o chefe do Executivo estadual gravou uma mensagem, que foi exibida no encontro.
Na sequência, a vereadora Perla Santana, de Muritiba, no Recôncavo Baiano, fez um breve depoimento sobre a perseguição política que sofreu na cidade. Mulher, negra e única vereadora de oposição à gestão municipal, teve o mandato cassado pelos outros dez colegas, mas conseguiu recuperar o cargo em decisão da Justiça. Outro pronunciamento emocionante foi da vereadora Débora Santana, filha do ex-deputado estadual, Carlos Ubaldino. Natural de Olindina, a enfermeira contou sua trajetória no Hospital Roberto Santos e encorajou as mulheres no objetivo de “nunca desistir dos seus sonhos”.
PALESTRAS
A programação da conferência foi bastante diversificada. A primeira palestrante do dia foi Bárbara Camardelli, procuradora-geral do Estado da Bahia, que discorreu sobre o tema “Governança e Gestão”. Em seguida, a vereadora de Salvador, Ireuda Silva, subiu ao palco para falar sobre “Os Desafios em Ser Mulher Vereadora”. O tema “Aspectos Jurídicos da Violência Política de Gêneros” foi o escolhido pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, para conversar com as vereadoras. A policial, que já comandou as delegacias de Itapuã e Brotas, é a primeira mulher a liderar a Polícia Civil da Bahia. Ela foi homenageada com a entrega de uma placa “pelo exemplo de liderança e representatividade feminina no exercício de suas funções, inspirando mulheres baianas para efetivação dos seus direitos e ocupação dos espaços que desejam ocupar”.
Também foram agraciadas mais quatro mulheres: a ex-vereadora, ex-presidente da Câmara Municipal de Camaçari e ex-deputada estadual, Luíza Maia; a procuradora-geral do Estado da Bahia e professora de Direito Civil da UCSal, Bárbara Camardelli; a promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e professora da Faculdade Baiana de Direito, Rita Tourinho; e a presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia, Marise Chastinet. Muito elogiada pela organização do encontro, a deputada Soane Galvão também foi homenageada com um buquê de flores entregue pela vereadora Daniela Laranjeira, do município de Floresta Azul. A vereadora da Câmara Municipal de Camacan, Vanny Azevedo, elogiou o trabalho desenvolvido pela deputada Cláudia Oliveira (PSD), homenageando a ex-prefeita de Eunápolis e Porto Seguro com uma placa comemorativa. Além das pessoas citadas, participaram da conferência as deputadas Ivana Bastos (PSD), Olívia Santana (PC do B), Ludmilla Fiscina (PV), Fátima Nunes (PT) e Neusa Cadore (PT).
ALBA