ALBA presta homenagem ao Dia do Líder Comunitário
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, nesta sexta-feira (12), a 5ª Edição do Prêmio Vozes Que Se Destacam. O ato foi idealizado pela deputada Fabíola Mansur (PSB), autora da proposição que instituiu o Dia Estadual do Líder Comunitário, comemorado anualmente em 5 de maio. O evento, que lotou o Auditório Jornalista Jorge Calmon, homenageou 27 lideranças comunitárias, além de autoridades e personalidades que se destacaram no fortalecimento e atendimento das comunidades nos 417 municípios baianos.
Ao enaltecer o trabalho das lideranças, a deputada Fabíola Mansur destacou a importância da atuação destes representantes que levam ao poder público os problemas detectados junto ao povo. “Essa premiação serve para reconhecer a luta de todos vocês. Esse singelo prêmio não traduz nem um milésimo do que vocês fazem. Vocês são vereadores sem mandato e levam consigo a responsabilidade de defender sonhos, de combater a desigualdade, o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia”, frisou.
A legisladora, considerada a madrinha dos líderes comunitários, ainda explicou que o tema escolhido para a edição deste ano foi “Responsabilidade e Seriedade”. “A gente precisa prestigiar as lideranças pelo trabalho que conduzem. É uma ação que requer responsabilidade e seriedade, pois lida diretamente com vidas, com sonhos nas comunidades”, ressaltou. Em seu discurso, a deputada anunciou que haverá, ainda no segundo semestre deste ano, um curso de capacitação política para as lideranças comunitárias.
Se, por um lado, Fabíola é vista como a madrinha das lideranças, o deputado federal Bacelar (PV) foi aclamado padrinho do segmento. O congressista manifestou sua satisfação em participar do evento de celebração e chamou a atenção para a importância do trabalho dos lideres nas comunidades. “Sabemos que não há democracia sem liderança comunitária, sem o trabalho de base. Temos que chamar a atenção para a necessidade de defender a democracia e os interesses da comunidade, e isso passa por vocês. Nada avança se não tivermos a organização nas comunidades. São vocês que movem essa cidade, que lutam por melhorias em todos os cantos. Estamos aqui para agradecer em nome da cidade, do estado, do país, pelo trabalho desenvolvido nas nossas comunidades”, externou o deputado.
O major Roberto Cunha, da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (CIPM) do bairro do Lobato, em Salvador, fez sua consideração a respeito da relação das comunidades com a Polícia Militar baiana. “Isso aqui representa muito para nós, é uma dissolução de geleiras. Me apraz muito estar aqui, porque sou oriundo dessa comunidade. Aproveito para parabenizar a iniciativa dessa premiação, pois todo reconhecimento ainda é pouco para esses protagonistas do elo entre a comunidade e o poder público”, afirmou.
Representando o Governo do Estado no evento, o ex-vereador de Salvador e presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, elogiou a atuação das lideranças diante dos problemas enfrentados pelas comunidades cotidianamente. “Esse momento de diálogo com cada um de vocês é extremamente importante, pois é a luta de vocês que transforma a realidade das comunidades. Vocês são os primeiros que identificam as necessidades, são os olhos e ouvidos da população”, contextualizou.
Homenageado pela atuação no Mercado de Paripe, César Pereira foi o escolhido para falar dentre os premiados no segmento de infraestrutura. Ele disse ver no auditório a pujança e a grandeza de Salvador. “Vocês são os verdadeiros representantes da nossa cidade. O que seria da periferia, das comunidades, dos bairros se não fossem vocês?”, provocou.
O líder comunitário Sulivan Santos, considerado o embaixador da categoria, manifestou sua alegria em participar de mais uma edição do projeto que reconhece o trabalho dos colegas. “Quero dizer que tenho a honra de ser parte desse projeto. Quando a gente está nessa luta e encontra pessoas das iniciativas públicas e privadas que nos estendem a mão, ficamos felizes. Isso não tem preço, porque não ganhamos salários para seremos lideranças, isso é dom, é amor”, declarou. Após sua intervenção, Sulivan entregou a Fabíola Mansur uma minuta de criação de uma Coordenadoria Comunitária na estrutura da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin). Ele pediu à legisladora que leve o pleito ao governador Jerônimo Rodrigues.
Pelo segmento da saúde, o homenageado que fez uso da palavra foi o diretor técnico do Hospital do Subúrbio, Rogério Palmeira. Ele destacou a importância da premiação no processo de reconhecimento e valorização do trabalho das lideranças. O gestor explicou ainda que mantém um canal de diálogo com os representantes das comunidades. “A cada dois meses, temos reunião com aproximadamente 35 líderes de comunidades, além de outros atores da área da saúde. A gente faz essa articulação para ouvir as necessidades da população”, contou.
ALBA