Projeto de lei na ALBA inclui educação climática no Programa Estadual de Educação Ambiental
Projeto de lei de autoria do deputado Hilton Coelho (PSOL), apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) acresce modificações à Lei n° 12.056/2011, que institui a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia. “O objetivo da proposição é incluir a Educação Climática como temática fundamental. Conhecimentos de diversas áreas, tais como: componentes climáticos, biofísicos, ambientais, geográficos, químicos, físicos, além das causas e efeitos das mudanças climáticas”, afirma o legislador.
As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta atualmente. Os efeitos dessas mudanças são sentidos em todo o mundo, desde o aumento das temperaturas até o aumento do nível do mar e a ocorrência de eventos climáticos extremos, como tempestades mais frequentes e intensas. Hilton Coelho lembra que “diante desse cenário, é fundamental que as escolas incluam em suas grades curriculares conteúdos relacionados às mudanças climáticas. Isso permitirá que os estudantes compreendam melhor o problema e possam se tornar cidadãos mais conscientes e atuantes na luta contra as mudanças climáticas”.
Hilton Coelho acrescenta que “o papel da Escola não é somente o de transmissão de conhecimento científico, no sentido de repassar informações, mas também de dar condições para que os estudantes reconstruam esse conhecimento, integrando-o às suas vivências, além de possibilitar a promoção de mudanças de hábitos dos alunos como forma de entender as mudanças climáticas atuais e tentar amenizar o problema através de ações sustentáveis. A melhor forma de ensinar, portanto, é fazer com que sejam alvos de reflexões e de vivências”.
O parlamentar lembra que no Colégio Estadual Professor Carlos Barros, durante a primeira unidade letiva de 2022 (fevereiro a maio), onde todos os alunos do Ensino Médio, turno matutino, fizeram uma avaliação interdisciplinar sobre as mudanças climáticas, o resultado foi bastante positivo, com quase 99% das turmas tendo aproveitamento maior de 50%. “Esperamos a aprovação na ALBA e sanção do governador porque a inclusão de conteúdos sobre mudanças climáticas nas escolas é essencial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Ao conscientizar os jovens sobre as consequências das mudanças climáticas e incentivá-los a encontrar soluções, podemos ajudar a construir um mundo mais justo e sustentável para as gerações futuras”, avalia Hilton Coelho
Ascom