MP-BA agenda visita técnica ao Parque e Casarão Solar Boa Vista
Após a realização de uma sessão especial solicitada e liderada pelo vereador Marcelo Maia (PMN), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) agendou uma visita técnica ao Parque e Casarão Solar Boa Vista, localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, no dia 24 deste mês. A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Bahia, Eduvirges Ribeiro Tavares, anunciou a visita.
Representantes da Procuradoria Geral do Estado Bahia (PGE-BA), da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), além do vereador Marcelo Maia, estarão presentes na visita.
O parlamentar afirmou que esta é uma medida positiva que pode levar a ações para a requalificação do patrimônio público, artístico e cultural. “Estou muito animado. A sessão gerou resultados positivos que, juntamente com a vontade do governador Jerônimo Rodrigues, ajudarão a alcançar nosso objetivo principal, que é a requalificação do Solar”, afirmou.
O edifício histórico já foi a residência do poeta Castro Alves, abrigou o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal da Educação, que ainda funcionava no local até o incêndio ocorrido em 3 de janeiro de 2013.
O prédio faz parte de uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que engloba todo o Parque Solar Boa Vista.
Atualmente, algumas áreas do parque são utilizadas pela Secretaria de Saúde (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Secretaria de Cultura (Secult-BA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)