Jurailton condena aumento dos casos de violência nas escolas
O deputado Jurailton Santos (Republicanos) condenou, em moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o ataque violento que matou quatro crianças, e deixaram outras feridas, em uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.
Na moção, ele alertou para o aumento “assustador” dos episódios de violência nas escolas no Brasil. “Somente entre o mês de março e a primeira semana de abril, três casos de ataques seguidos de morte com uso de armas de fogo ou arma branca foram registrados em escolas e creches no Brasil, nos estados de São Paulo, Maranhão e Santa Catarina”, observou ele.
Para Jurailton, há a necessidade de criar medidas de proteção para as escolas, promovendo a segurança das crianças e adolescentes. Ele lembrou que essa proteção integral está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 1990). Mas, para o parlamentar, isso só não é suficiente – é preciso também, diz ele, assegurar aos profissionais de educação e estudantes a tranquilidade para atuar no ambiente escolar.
“Me solidarizo com as famílias vitimadas pela violência, apresentando além do apoio, mecanismos que coíbam esses atos criminosos, como por exemplo a elaboração do Projeto de Lei n° 24550/2022 que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Violência nas Escolas”, afirmou. Jurailton citou também a indicação apresentada por ele que pede ao governador Jerônimo Rodrigues a instalação de portas giratórias com detector de metais nas entradas das escolas da rede pública de ensino da Bahia.
ALBA