NotíciasSalvadorSaúde

Prevenção e planejamento são bases das ações da Saúde em participação inédita na Operação Chuva 2023

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou a participação na Operação Chuva 2023 realizada pela Prefeitura, por meio da Codesal e outras pastas da gestão, que neste período do ano se unem em prol de ações preventivas e da atenção máxima no cuidado com a saúde, além do acolhimento aos soteropolitanos que vivem nas áreas de risco. Focada na prevenção e no planejamento, as ações da SMS nos territórios atendidos pela estratégia objetivam minimizar os efeitos adversos da chuva no município.

Voltado à prevenção, o primeiro passo da SMS foi designar o Comitê de Acompanhamento da Operação Chuva para o monitoramento integral das ações de Saúde. Além do Comitê, diversas áreas técnicas da pasta estão envolvidas, a exemplo da equipe Técnica da Sala de Situação em Saúde de Salvador, as diretorias de Vigilância e Atenção à Saúde; Regulação, Controle e Avalição, SAMU 192, Rede de Urgência e Emergência, além das equipes de saúde atuantes nos 12 Distritos Sanitários de Salvador.

“Pela primeira vez começamos o nosso trabalho pautado na prevenção: eu já estou há mais de um mês me reunindo com as áreas técnicas, pensando em atividades preventivas nos locais que geralmente sofrem alagamentos, e feito um comparativo para nesses lugares já ter procedimentos de vacinação prévias, reposicionando equipes de saúde para realizarem o acolhimento integral, especialmente quando eventualmente seja necessário que as famílias sejam abrigadas em escolas, por exemplo. Envolvemos toda a SMS de modo geral, na promoção de ações preventivas, que é uma visão da gestão voltada ao planejamento, que é também uma novidade no Brasil, resultando de estudos que fizemos numa comunidade de Salvador, por meio do qual percebemos que podemos e devemos interceder antes de determinadas ocorrências. A marca da nossa participação inédita será a prevenção”, destacou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

A gestora citou como exemplo do trabalho de prevenção da SMS voltada à Operação Chuva, os índices de mortalidade infantil em determinadas regiões, que geralmente se comparadas ao restante da cidade, apresenta problemas de saneamento básico, provocando questões de desnutrição, dentre outras que afetam a saúde das crianças. “Queremos atuar não apenas na urgência, que é um aspecto do cuidado, mas em muitos outros olhares de sensibilidade, observando questões de manutenção desses locais para compreendermos como interferir antecipadamente. Esses dias, acompanhando de perto os serviços em saúde em Itapuã, percebi que um bueiro estava ocasionava diversos problemas em saúde, então acionei o secretário Luciano Sande, foi feita a limpeza do canal, permitindo evitar diversos problemas consequentes. Então é esse o olhar da prevenção que vamos somar na Operação Chuva em nossa cidade”, complementou.

                                                                                                                                                                                                                      Estratégias – As estratégias da SMS na Operação Chuva estão focadas continuadamente na promoção de diversas atividades preventivas de educação em saúde, muitas dessas voltadas para a Vigilância Epidemiológica da população mais vulnerável nas áreas de risco.  

A implementação do protocolo de atendimento às múltiplas vítimas de agravos agudos à saúde ou exacerbados, de origem clínica ou traumática, de eventos casuais, no âmbito pré-hospitalar foi uma das medidas discutidas e adotadas de imediato. Além disso, a pasta já está a atuar no monitoramento em tempo real das incidências de casos de doenças e possíveis surtos nas populações mais vulneráveis, apoiando de imediato às operações de Defesa Civil e prestando socorro médico de urgência às vítimas, por intermédio de equipes deslocadas para as áreas atingidas.

Nesse sentido, foi desenvolvido o Plano de Contingência para acolhimento e atendimento de múltiplas vítimas em situações de necessidade de transferência e regulação de pacientes para rede hospitalar, bem como assegurar acolhimento médico para aqueles que nas situações não emergenciais necessitarem de internação hospitalar.

Na promoção e execução das medidas de vigilância e de atenção médico-sanitária, em face de possíveis surtos epidêmicos, será garantida a continuidade da assistência às pacientes vítimas de acidentes, tanto durante a permanência nos abrigos quanto nas áreas de maior vulnerabilidade social. Para isso, a SMS estabeleceu estratégias de fortalecimento da comunicação visando manter a Defesa Civil informada sobre os atendimentos das atividades desenvolvidas no âmbito do cuidado com a saúde.Para além dessas frentes destacadas, a SMS vai atuar forte e de forma integrada com a promoção de atividades no contexto escolar, bem como promovendo iniciativas que proporcionam consultas médicas, odontológicas e outros serviços de cuidado integral com a saúde.

SMS ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *