NotíciasPolíticaSalvador

Pedro Tourinho apresenta diretrizes para o turismo de Salvador

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, participou de uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Salvador. O colegiado é presidido pelo vereador Claudio Tinoco (União), que conduziu o encontro.

Na primeira oportunidade de contato com os representantes da Câmara, o secretário Pedro Tourinho destacou a importância do diálogo permanente com os vereadores para subsidiar a gestão, que é sua primeira experiência na administração pública.

Pedro Tourinho destacou a importância de encontrar na Secult uma boa capacidade de investimento por meio do Prodetur Salvador, programa de desenvolvimento do turismo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem viabilizado, por exemplo, obras de requalificação da orla e a estruturação do Salvador Capital Afro.

“Ele aproveitou para anunciar o inicio, em breve, da obra de requalificação da orla de Praia do Flamengo, além das ações de capacitação de pessoas para trabalhar nos diversos setores do turismo”, destacou o vereador Claudio Tinoco.

Já como iniciativas da sua gestão, Tourinho informou que fará uma reformulação na comunicação do destino Salvador para explorar conteúdos que despertem a paixão, o desejo dos turistas por visitarem e viverem experiências na capital baiana. O secretário adiantou que a estratégia terá como foco o afroturismo, história e cultura. “O maior atrativo de Salvador não é praia, que tem também boas em outros destinos. É a nossa história”, defendeu Pedro Tourinho.

Ainda como ação estruturante, o secretário comunicou a elaboração do plano integrado para o Centro Histórico, uma articulação com os diversos órgãos da Prefeitura para tomarem a responsabilidade de melhor organização dessa região turística prioritária da cidade.

Sugestões dos vereadores

Após a apresentação do secretário Pedro Tourinho, os vereadores formularam perguntas e apresentaram diversas sugestões, como a necessidade de rediscutir a implantação de equipamentos de praia na orla, inclusive com um novo modelo para as barracas e chuveiros; fazer uma abordagem diversificada no turismo religioso, abrangendo os aspectos católicos, evangélicos e das religiões de matriz africana; dar atenção ao potencial do subúrbio e cidade baixa; estruturar melhor o ecoturismo; assumir o protagonismo e aproveitar melhor o potencial da Baía de Todos os Santos; e manter políticas de incentivo fiscal para as empresas de turismo, hotelaria e atração de novos negócios.

“Vivemos um período de grande evolução no turismo de Salvador nos últimos dez anos, com muitos investimentos e bons resultados. É verdade que a pandemia provocou uma parada, mas a retomada está sendo em ritmo acelerado e nossa cidade já desponta como um dos destinos mais desejados pelos turistas”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.

Além do presidente do colegiado, Claudio Tinoco, participaram do encontro ocorrido na semana passada (dia 15) os demais vereadores titulares da comissão: Orlando Palhinha (União), que é vice-presidente da comissão, Anderson Ninho (PDT), Paulo Magalhães Júnior (União) e Tiago Ferreira (PT). Também estiveram presentes os vereadores André Fraga (PV), Toinho Carolino (Podemos), Kiki Bispo (União), Ricardo Almeida (PSC) e Sidninho (Podemos), bem como a subsecretária municipal de Cultura e Turismo, Rafaella Pondé.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: VC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *