NotíciasPolíticaSalvador

Exposição Manifesta comemora o aniversário de Salvador

Os 474 anos de fundação de Salvador serão comemorados também com uma exposição no Centro de Cultura da Câmara. Manifesta, do artista visual Willyams Martins, traz o resultado de uma pesquisa de 20 anos e que foi materializada em imersões feitas nas manifestações de rua ocorridas de 2017 a 2022. A mostra foi aberta na quarta-feira (8), às 16h, e segue em cartaz até 23 deste mês, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h. O vereador Sílvio Humberto (PSB) conferiu a abertura da exposição.

A mostra traz uma seleção de cartazes políticos, ambientais e sociais oriundos da técnica de descolagem desenvolvida pelo artista. Para realizar essas descolagens, Willyams percorreu ruas e avenidas, mapeou e registrou os locais que apresentavam resíduos de cartazes afixados em tapumes, muros, postes e paredes entre os circuitos do Campo Grande ao Farol da Barra, Campo Grande à Praça Castro Alves, além do bairro do Tororó e entorno.

Em parceria com Maria Pinheiro da Agência Estime, a exposição conta com a produção de um documentário sonoro (podcast) que estreita o debate entre os movimentos sociais. O público poderá acessar esse plano sonoro através de QR Code durante a apreciação da exposição.

Ação artística

A arte urbana é o fio condutor dessa iniciativa que tem como propósito entrelaçar várias vozes em torno dessa ação artística em sua forma e motivações políticas.

Com a curadoria de Roaleno Costa, Manifesta é o recorte de diversas vozes que gritam e reivindicam pelas ruas da cidade de Salvador, revelando tensões, debates, urgências e insurgências. Os cartazes fazem do espaço urbano suporte de expressão política, que, aqui, organizados em uma exposição, configuram-se como suporte de memórias e acontecimentos políticos e sociais sob a perspectiva da arte.

As descolagens desses fragmentos fornecem materiais do tempo presente, rastros deixados nas ruas por onde passaram indignação e luta.

O que? Exposição Manifesta de Willyams Martins

Onde? Centro de Cultura vereador Manuel Querino – ao lado do Elevador Lacerda

Quando? De 8 a 23 de março

Câmara Municipal de Salvador

](Foto: VC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *