Vera Cruz: Animais abandonados pedem SOS
A redação do site Visão Cidade vem recebendo constantemente da população da Ilha de Itaparica mas precisamente do município de Vera Cruz um apelo no que se refere a proteção dos animais.
O fato é que no município não existe de forma alguma uma clínica ou um veterinário que atenda gratuitamente, tem veterinários que cobram mais barato, muitas vezes salva o animal da morte, mas os protetores tem que correr atrás da quantia ocorrida com os gastos e por outro lado a Prefeitura Municipal de Vera Cruz faz ‘vista grossa’ para tal assunto.
O que vem ocorrendo é que os animais enfermos encontrados pela população são amparados pelos protetores de animais voluntários que se dedicam ‘dia a dia’ para auxiliar e dar carinho aos inúmeros animais encontrados em via pública no município, muitos deles em estado gravíssimo. A população pede socorro para as autoridades, para os nobres vereadores, para os senhores secretários de saúde e social, para o gestor público municipal, para os deputados estaduais e federais e a todos a quem possa interessar essa causa, pois os animais estão precisando cada dia mais de socorro.
Fica uma pergunta no ar: ‘Por que não se fez até o momento uma ação voltada para esses animais?’, pois os mesmos ficam soltos nas ruas sem a sua devida proteção.
“Precisamos fazer alguma coisa para proteger os animais, chega a ser um absurdo que eles fiquem jogados à própria sorte”, afirma dona Margarida, uma das pessoas que se dedica a cuidar voluntariamente. Então qual seria o motivo que as atenções do poder público municipal não se voltam para uma situação tão relevante, como a dos animais abandonados?
“O município precisa sim urgente de uma Clínica Veterinária gratuita, sob pena de termos uma cidade cheia de animais abandonados, sem sabermos o que fazer com eles, sem recursos”, continuam a dizer os protetores.
Uma UPA para socorrer os animais seria o ideal, algo tão relevante, tão humano que precisa ser feito para salvá-los, dentro do município de Vera Cruz que só precisa de quem tem a caneta na mão e o amor no coração.
Outro depoimento comentado por Joelson: “Perdi meu cachorro, por falta de atendimento médico veterinário num período de final de semana… quando consegui chegar na clínica de Mar Grande na segunda-feira pela manhã meu cachorro estava desidratado de 4 dias, a médica Dra Flávia deu só 2 dedos de soro e deu alta… ele não resistiu pra outro dia…. pois o resultado do exame que foi feito por outra médica, deu infecção.. nenhum antibiótico foi aplicado na segunda feira… ele poderia ter sido salvo ☹☹☹☹… Kd a UPA Animal 24h de Vera Cruz?
Uma comissão esteve presente no gabinete do deputado estadual Jurailton Santos na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), onde o mesmo demonstrou grande interesse, faltando somente à contrapartida do município para se tornar realidade.
Visão Cidade