Prefeitura oferta qualificações gratuitas voltadas a atuação no setor turístico
Os soteropolitanos que estão em busca de qualificação profissional têm a oportunidade de realizar cursos rápidos e gratuitos voltados à atuação no setor turístico da capital. As formações fazem parte do programa Capacita Salvador, que está com vagas disponíveis para cursos de manipulador de alimentos, trabalho em grupo e relacionamento interpessoal, leitura e escrita, primeiros socorros, garçom, camareira, cozinheiro, recepcionista, mensageiro, hospitalidade e atendimento ao cliente.
Os cursos são ofertados através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), por meio do Prodetur. A grade das capacitações é formada com base na demanda apresentada pelas empresas do setor turístico que atuam na capital baiana, facilitando que os formandos possam ingressar com maior facilidade no mercado de trabalho após a certificação.
As inscrições seguirão até o próximo dia 16, das 8h às 17h, nas Prefeituras-Bairro Cidade Baixa (Avenida Porto dos Mastros, 65, Ribeira), Cabula/Tancredo Neves (Rua Silveira Martins, 185, Resgate), Centro/Brotas (Rua Guedes de Brito, s/n, Centro), Subúrbio/Ilhas (Rua Pará, 15, Paripe) e Cajazeiras (Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429). Serão 40 vagas ofertadas para cada modalidade de curso por unidade administrativa e as aulas acontecerão nas próprias Prefeituras-Bairro.
Estão aptos a participar da atividade soteropolitanos com mais de 18 anos e que tenham Ensino Fundamental II completo. Para conhecer as opções de capacitação disponíveis e realizar a inscrição é necessário comparecer na sede da Prefeitura-Bairro da região onde o interessado reside.
De acordo com o coordenador do programa, Wagner Fernandes, investir na capacitação dos profissionais que atuam no turismo é fundamental para que Salvador se destaque na qualidade dos serviços prestados e tenha sua economia potencializada. “O turismo gera oportunidades de trabalho e renda, gerando mais imposto para a cidade que se transforma em recursos para proporcionar qualidade de vida para a população e turistas. Quando a gente qualifica as pessoas que trabalham no setor, melhoramos os serviços e, consequentemente, atraímos mais turistas, formando um círculo virtuoso”, explicou.
Lançado em dezembro de 2020, o programa Capacita Salvador foi desenvolvido para contribuir com o aumento da competitividade do destino Salvador por meio dos mecanismos de capacitação e qualificação.
SECOM
Foto: Bruno Concha/Secom