NotíciasPolítica

Em discurso na Câmara, prefeito se compromete a construir maternidade municipal e entregar Hospital Veterinário 

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta quinta-feira (2), durante Mensagem do Executivo na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o início da construção da primeira maternidade municipal entre os compromissos firmados para este ano. O gestor também citou a entrega do primeiro Hospital Municipal Veterinário, cujas obras estão avançadas.

Ao falar sobre a maternidade municipal, o chefe do Executivo destacou a importância da iniciativa para a ampliação da assistência às gestantes, área em que a Prefeitura já atua através do Programa Mãe Salvador, que estimula a gestante a realizar todo o ciclo dos exames pré-natal, oferecendo inclusive as passagens de ônibus e o enxoval do bebê.

Entre os feitos já alcançados na saúde, o prefeito lembrou a ampliação da cobertura da Atenção Básica (de 18% para mais de 60%). “A saúde de Salvador também era a última do país em cobertura, equipe e estrutura física. Transformamos tudo isso. Mais que triplicamos a cobertura da Atenção Básica e também criamos um dos melhores sistemas de vacinação do país”, pontuou.

Só no ano passado, foram 670 novos médicos contratados e dez novas unidades entregues, entre Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as instalações do Samu. “O desempenho de Salvador na pandemia é exemplo categórico de como esses avanços foram fundamentais para salvar vidas. E seguimos mudando a Saúde. Agora com nossa vice-prefeita à frente da pasta, minha querida Ana Paula, que acabou de assumir, tenho certeza que vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito.

Ainda na saúde, o gestor destacou para este ano a entrega da Escola de Saúde Pública, para reciclar e qualificar os profissionais da rede, e do PA de Ilha de Maré. Pela primeira vez, as ilhas terão pronto atendimento 24hs. Ainda em 2023, será executado o Serviço Saúde Itinerante, com duas unidades móveis com equipes multiprofissionais para a realização de 14 mil procedimentos mensais, entre consultas, ultrassonografias, ecocardiograma, mamografia e eletrocardiograma.

SECOM

(Foto: VC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *