EleicõesNotícias

Conheça nomes curiosos usados no passado durante as eleições

Com mais de 300 termos, o Glossário Eleitoral traz informações históricas e nomes curiosos que eram usados no século passado, como eleitor de cabresto, degola, curral e cabala eleitoral. Você já ouviu falar nessas expressões? Todas estão disponíveis na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada ao Glossário Eleitoral.

Para começar, é preciso entender primeiro o que é o chamado “eleitor de cabresto” – aquele que não vota de acordo com sua consciência ou preferência, mas conforme as instruções e influências recebidas de algum cabo eleitoral ou político local.

Nesse sentido, no passado, o termo “curral eleitoral” era muito comum, e o nome remete ao local para onde o eleitor de cabresto era levado. Lá, ele era mantido até o horário das eleições e recebia, inclusive, alimentação, até o momento da votação. Tudo isso para evitar que fosse influenciado por outros políticos e votasse em outro candidato. 

O termo “cabala eleitoral” se refere, no jargão político, a “cabalar votos”, que é o mesmo que tentar conquistá-los. De acordo com o Glossário Eleitoral, é um conjunto de ações colocadas em prática pelos cabos eleitorais, para conseguir votos favoráveis ao candidato indicado pelo partido político a que são filiados.

Já a palavra “degola”, usada durante a Primeira República no Brasil, era aplicada quando um candidato eleito pela opinião pública era reprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Desta forma, ele não poderia assumir o cargo.

“A expressão “degola” foi uma transposição da sangrenta realidade política do Rio Grande do Sul para o quadro, mais ameno, da fraude no reconhecimento dos diplomas no Congresso”, diz o Glossário.

Glossário – O dicionário divulga para conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas sobre os sistemas e processos eleitorais brasileiros.

Desenvolvido pela Seção de Legislação da Secretaria de Gestão da Informação do TSE, outro objetivo do Glossário é divulgar informações sobre a Justiça Eleitoral, para conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e o valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país.

São mais de 300 verbetes dispostos em ordem alfabética para facilitar a consulta pela pessoa interessada em se aprofundar na história da Justiça Eleitoral e das eleições no país.

TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *