Videomonitoramento com auxílio de drone ampliam segurança no Festival da Virada Salvador
Além das 24 câmeras espalhadas pela Arena Daniela Mercury, o Festival Virada Salvador também conta com o auxílio de um drone para garantir a segurança das pessoas que curtem a festa.
O diretor de Segurança Urbana e Prevenção de Violência da Guarda Civil Municipal (GCM), Maurício Lima, explica que através dos equipamentos é possível identificar diversas situações que não seriam possíveis somente com a presença física dos agentes. “A inserção de mais câmeras neste ano ampliou a cobertura de atuação da GCM. Assim como o drone é um reforço tecnológico facilitador em um festival com essa grandiosidade”, pontuou.
“Com o drone no ar foram flagrados tumultos na região dos banheiros, algumas tentativas de furtos, o que possibilitou a identificação dos suspeitos. Além disso, também monitoramos todo o processo de revista que estava acontecendo, sendo possível remanejar a equipe da GCM no terreno para melhor atuação”, afirmou.
O gestor ressalta ainda que a iniciativa é realizada através de uma parceria com a Polícia Militar da Bahia (PM-BA). “Estamos realizando esta ação conjunta com a PM. A operação deu muito certo durante os três primeiros dias do festival. Estamos muito empenhados, nossas equipes estão atentas e trabalhando para garantir a segurança de todos”, enfatizou.
Uma equipe técnica da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador, vinculada à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, também atua no transporte das imagens. “As câmeras são conectadas a um sistema exclusivo onde os órgãos de segurança podem acessar as imagens 24h por dia. Uma estrutura com aproximadamente 2km de fibra óptica e banda de 40GB de trânsito também foi montada na arena. Tudo isso para garantir um trabalho de alta qualidade do serviço”, explica Tiago Neto, gerente de conectividade.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, ressalta o cuidado da prefeitura em manter a segurança na virada. “Estamos dispondo de diversos recursos tecnológicos para reforçar a segurança do festival. O evento cresce a cada ano e a nossa preocupação é garantir uma festa tranquila para as pessoas que vêm se divertir”, disse.
Foto: Lucas Moura
SECOM