Vera Cruz tem 8 praias impróprias para banho
Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).
Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias.
Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho, divulgada no dia 20/01/2023:
Cacha Prego (Em frente à Praça de Caixa Prego), Barra de Tairú (Em frente ao Bar e Restaurante Rio do Mar), Barra Grande (Ao lado do Cais de Barra Grande), Conceição (Em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição), Barra do Pote (Em frente à Barraca Veleiro), Barra do Gil (Em frente às barracas de praia), Penha (Em frente ao Restaurante Farol da Penha) e Gameleira (Em frente à Cruz da Gameleira).
INEMA