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Prefeitura amplia ações descentralizadas de busca ativa para Cadastro Único

Para ampliar os atendimentos do Cadastro Único, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), nesta terça-feira (31), colocou mais uma unidade móvel, um micro-ônibus, para levar os serviços do CadÚnico Itinerante diretamente às comunidades da capital baiana. O primeiro bairro beneficiado com essa ação foi o da Boca do Rio, na comunidade de Curralinho.

Os atendimentos começaram no mesmo dia em foi assinada a ordem de serviço para construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) modelo, na mesma localidade. “A Prefeitura de Salvador vai disponibilizar mais uma unidade móvel do CadÚnico Itinerante, com isso, a população vai poder ser atendida com mais uma ação descentralizada de busca ativa para os serviços do Cadastro Único. Agora com o micro-ônibus, serão dois pontos diferentes na cidade, de segunda-feira a sábado”, informou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

O programa CadÚnico Itinerante ocorre por meio de busca ativa, objetivando o mapeamento das demandas em todos os bairros de Salvador, para atualização e inclusão de novos cadastros, visando alcançar localidades afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa. O critério para escolha dos bairros se dá através de um mapa territorial que aponta os locais com maior índice de desatualização de cadastros e onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

“Em 2022 foram realizados, através do CadÚnico Itinerante, 266 ações, com 30.244 atendimentos em 111 bairros. O percentual de alcance do serviço foi de 124%, comparado ao ano de 2021, quando foram realizados 13.470 atendimentos. Nossa intenção com esta ação é ampliar ainda mais os atendimentos”, concluiu Júnior Magalhães.

“O atendimento aqui foi excelente, o caminhão aqui melhorou muito. Eu tinha agendado pra abril e consegui fazer hoje. E o serviço aqui vai melhorar bastante o acesso aos benefícios da Prefeitura e do Governo”, comemorou a beneficiária Camila Ramos de Assis.

“Aqui hoje que está mais próximo do lugar onde eu resido, está dez o atendimento! Me deram até prioridade porque estou aqui com meu braço quebrado”, elogiou Leandro da Silva Guimarães, após ser atendido no CadÚnico Itinerante.

Marcação nos postos fixos – Os atendimentos nos 29 postos fixos são realizados exclusivamente após agendamento, visando um atendimento mais organizado e eficaz. As ferramentas são o aplicativo Fala Salvador Cidadão ou site www. horamarcada. salvador. ba. gov. br. O agendamento é automatizado, através de um sistema que disponibiliza data e horário, de acordo com o local solicitado. Recomenda-se que o beneficiário compareça ao local com 30 minutos de antecedência.

SECOM

Foto: Betto Jr./Secom

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