NotíciasSalvador

Carnaval: Vigilância Sanitária promove capacitação para ambulantes nesta terça (31) 

Chegou a vez dos ambulantes que vão atuar no Carnaval de Salvador receber o curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, nesta terça-feira (31). A qualificação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental do Município (VISAMB). 

A qualificação acontece em turma única, às 9h, no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Avenida Estados Unidos, 20, Comércio. Ainda restam vagas para inscrições, que podem ser efetuadas por meio do link https:// forms. gle/ o2iRUnHyP3wwxTiF8. São oferecidas 100 vagas e os participantes receberão certificado. 

A ação visa abordar a educação e a prevenção em saúde, a fim de minimizar os riscos de contaminação dos alimentos, evitando assim surtos ou doenças de origem alimentar e, assim, garantindo a segurança de todos. Por meio do treinamento, serão abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros. 

O treinamento para ambulantes terá como facilitadores Gilmara Sodré – nutricionista e subcoordenadora da Visa, especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela Ufba e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda – bióloga, fiscal de controle sanitário, mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba; Carolina Lima – nutricionista, fiscal de controle sanitário e chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde; Francesca de Brito – terapeuta ocupacional do Cerest Salvador, mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba e especialista em Vigilância em Saúde, e Islen Silva Moreira – Terapeuta ocupacional do Cerest Salvador e Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ. 

SECOM

Foto: Bruno Concha/Secom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *