Política

Jurailton Santos reforça importância do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” e destaca projetos de sua autoria

O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), registrou neste sábado (03/12), a passagem do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, instituída em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data busca estimular reflexões sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional quanto na estadual. É uma oportunidade de avaliar sobre o lugar das pessoas com deficiência na sociedade, e o que está sendo feito a favor da acessibilidade e da inclusão, de forma a garantir os direitos de todos.

“Hoje é o dia daqueles que são sinônimos de sensibilidade, mas também de força, e são verdadeiros exemplos para cada um de nós. Como parlamentar, tenho defendido as causas das pessoas com deficiência na Casa Legislativa, por entender que é preciso investir em mais inclusão e acesso à educação, saúde, ao mercado de trabalho, entre outros, e que infelizmente ainda são negados. É preciso dar protagonismo a essas pessoas e valorizar o que é de direito delas”, aponta Jurailton.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado tem atuado para garantir os direitos das pessoas com deficiência, sendo autor de diversos projetos.

Estabeleceu, por meio da Lei n° 14.127, a “Semana de Estudo do Estatuto da Pessoa com Deficiência” nas escolas da rede pública e privada; solicitou a presença de profissionais de Libras nas agências bancárias, nas atividades legislativas e nos programas da TV institucional; propôs a instalação de piso tátil e placas de sinalização em braille nos espaços da Casa Legislativa; solicitou a isenção da cobrança de estacionamento para condutores com deficiência, além da criação de um “cordão de identificação” para pessoas com deficiências não visíveis, a exemplo de lúpus, fibromialgia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *