Em evento Jerônimo afirma que secretários serão anunciados na segunda
O governador eleito na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que parte dos novos secretários do Estado serão anunciados na próxima segunda-feira (19). A informação foi divulgada durante a cerimônia de diplomação, que aconteceu no Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento foi transmitido ao vivo pelo g1.
Jerônimo não disse quais pastas serão anunciadas. Além da divulgação que será feita na segunda-feira, ele garantiu um outro anúncio durante a mesma semana, além do último até o dia 30 de janeiro. Dessa forma, segundo o governador, os nomes dos secretários só estarão completos após a posse, que será no dia 1º de janeiro.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral. Com o ato, os eleitos se habilitam ao exercício do mandato. Neste ano, 107 pessoas foram diplomadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Além do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), foram diplomados 63 deputados (as) estaduais, 39 deputados(as) federais, o senador e seus dois suplentes.
O governador, que caracterizou a diplomação como o “coroamento do processo eleitoral baiano”, também informou que a equipe de transição irá se reunir durante o sábado (17) e domingo (18), para debater sobre temas como segurança pública e educação.
“Neste final de semana estaremos, no sábado e domingo, trabalhando na comissão de transição. Iremos fechar com os partidos os nomes que ainda precisam de confirmação e debater ações nas áreas de segurança-pública, educação, saúde, segurança pública e turismo”, disse.
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que também foi diplomado, não descartou a possibilidade de comandar uma das secretarias estaduais.
“Fui eleito para governar ao lado de Jerônimo. Qualquer outra função que o governador acreditar que eu deva cumprir, irei cumprir. Sou um homem de missões e empreitadas”, disse o vice-governador.
Momentos antes da diplomação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Roberto Frank, comentou sobre o processo eleitoral do estado neste ano e o caracterizou como histórico.
“Não toleramos a falta de respeito transvestida de liberdade de expressão. Enfrentamos um processo eleitoral histórico, longo, com um quantitativo de eleitores enorme. O eleitorado baiano deu um exemplo a todo Brasil de como exercer o direito ao voto respeitando as diferenças, o que resulta em democracia.
Foto: Max Haack/Ag Haack
G1-BA