Copa do Mundo 2022: quem é o favorito para ganhar o torneio?
Com oitos seleções classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo no Catar, cresce a expectativa sobre quem vai conquistar o título de campeão mundial neste ano.
Depois de várias zebras ao longo do torneio, será que alguém se arrisca a fazer alguma previsão?
Alguns modelos matemáticos, sim.
No gráfico a seguir, você confere as previsões do Opta — um modelo de uma empresa britânica de análise de dados de esporte com base em inteligência artificial que calcula a probabilidade de cada seleção vencer o torneio.
Quem é o favorito para ganhar a Copa do Catar 2022?
Probabilidade de vencer o torneio, segundo modelo computacional
Pelos cálculos do Opta, o Brasil aparece como favorito desde o início da Copa — mas disparou na frente das demais seleções após vencer a Coreia do Sul por 4 a 1 e avançar para as quartas de final, conforme sugerem os dados atualizados do modelo computacional em 07 de dezembro.
A Argentina desponta na sequência, como a segunda seleção com mais chance de erguer o troféu no dia 18 de dezembro, pelos cálculos do Opta.
A equipe do jogador Lionel Messi, que chegou a ficar com o favoritismo em baixa após perder a primeira partida para a Arábia Saudita por 2 x 1, apresentou uma recuperação significativa — que se mantém, apesar da ligeira queda registrada nos últimos dias.
Já a França aparece atualmente como terceira favorita, seguida por Portugal, cujo favoritismo disparou após a goleada sobre a Suíça, por 6 a 1, nas oitavas de final.
Na sequência, estão Inglaterra, Holanda, Croácia e Marrocos.
Como a previsão é feita
Os cálculos acima foram feitos pelo Opta, modelo de previsão com base em inteligência artificial da Stats Perform, empresa da área de tecnologia esportiva especializada em dados e inteligência artificial.
Para chegar a essas previsões, a companhia afirma que o modelo estima a probabilidade de cada resultado das partidas — vitória, empate ou derrota —, usando as probabilidades do mercado de apostas e o ranking das equipes no Stats Perform.
“As probabilidades e os rankings são baseados em desempenhos históricos e recentes da equipe”, explica Jamie Kemp, editor de dados de futebol da Opta, em artigo publicado na BBC Sports.
“O modelo considera então a força do adversário e a dificuldade que tem pela frente até a final, usando as probabilidades de resultado das partidas, levando em conta a composição dos grupos e a classificação para as fases eliminatórias”, acrescenta.
(BBC)