Salvador aposta em tecnologia e inovação para dinamizar a economia
Investir em inovação e tecnologia tem sido a tônica das políticas públicas municipais para identificar novos vetores de crescimento econômico na capital baiana e, assim, impulsionar a geração de emprego e renda. A estratégia foi abordada pelo prefeito Bruno Reis durante a 5ª edição do Scream Salvador – Festival de Criatividade e Mídia, realizada nesta quinta-feira (3), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.
O chefe do Executivo municipal integrou a mesa de abertura do evento, que reúne até esta sexta (4), no Centro Histórico, especialistas para discutir as principais tendências do mercado. Serão abordados novos conceitos, possibilidades, caminhos e novas formas de lidar com desafios e as oportunidades de negócios.
Bruno Reis traçou um histórico de iniciativas realizadas pela Prefeitura para estimular a Economia Criativa na capital, citando como exemplos as entregas do Doca 1, polo voltado para fomentar projetos de moda, design, gastronomia, arte, e da Cidade da Música, museu histórico e cultura que tem incentivado o surgimento de arranjos, ritmos e tendências musicais. Ambos os espaços funcionam no bairro do Comércio.
O prefeito anunciou que a cidade contará, em breve, com outros equipamentos culturais importantes, como as casas de espetáculo e de arte, que serão complementos do complexo cultural que envolve também a Cidade da Música. Estão em fase final de obras o Arquivo Público e a Casa das Histórias de Salvador, que funcionarão defronte ao Mercado Modelo.
“Com esses equipamentos e estímulos, temos dado oportunidades para que os soteropolitanos desenvolvam uma de suas principais características, que é a criatividade, que é jeito próprio de ser”, destacou o prefeito. O gestor também acrescentou que o investimento em tecnologia e inovação tem sido outra marca da gestão.
Cidade inteligente – Salvador hoje, destacou o prefeito, é considerada uma das cidades mais inteligentes do Brasil e já ocupa a primeira posição do Nordeste. Ele citou, ainda, as medidas adotadas para a capital baiana se tornar uma smart city. Está em andamento, por exemplo, a instalação de 800 km de infovia, com cabos de fibra ótica, para ampliar a conexão de espaços públicos, inclusive com wi-fi.
Além disso, o município iniciou a distribuição de 106 mil tablets para estudantes da rede de educação, e todos os professores receberam chromebook – computador portátil que vem com o sistema operacional desenvolvido pelo Google. Para Bruno Reis, essas ações darão um salto de qualidade na educação, fazendo com que toda população se insira no mundo digital.
“Todos esses investimentos farão nossa cidade cada vez mais diferenciada. A Prefeitura apoia iniciativas como essas para dinamizar nossa economia, que hoje ainda é impulsionada pelo turismo e setor de serviços. Mas estes não podem ser os mais importantes instrumentos de emprego e renda. Precisamos identificar novos vetores de crescimento econômico e, por isso, temos estimulado a área da inovação e tecnologia. Sabemos o quanto esse mercado gera oportunidades, com ampla oferta de mão de obra”, afirmou.
Programação – Realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o Scream Festival contará com atividades no Fera Palace Hotel, Teatro Gregório de Mattos (TGM) e Fundação Gregório de Mattos (FGM). A programação contempla mais de 64 horas de conteúdo, 120 palestrantes e 50 mil interações, e pode ser conferida no site www. screamfestival. com. br .
“Alegria celebrar a quinta edição desse evento, que ocorreu mesmo durante a pandemia. Serão discutidos temas sobre sustentabilidade, desenvolvimento social, economia criativa, ou seja, um leque de assuntos para irrigar as mentes de pessoas e organizações na direção de uma cidade mais desenvolvida, com menos pobreza e com oportunidades de crescimento social e econômico”, comemorou o presidente da Saltur, Isaac Edigton.
Além dele, também participaram da abertura do evento o presidente da ABMP, Lucas Reis, a diretora de Mercado da Rede Bahia de Televisão, Juliana Jozzolino, e o gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-BA, João Gomes.
Foto: Valter Pontes
SECOM