“Informação pode ajudar a salvar vidas”, afirma Ireuda, em relação ao Outubro Rosa
Em mais uma edição da campanha Outubro Rosa, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) alerta para a incidência de casos de câncer de mama no Brasil. Fazendo coro às autoridades de saúde, a republicana aponta que o autocuidado, por meio de exames preventivos e da atenção ao próprio corpo, é fundamental para salvar a vida de muitas mulheres.
“Um dos principais objetivos da campanha Outubro Rosa é disseminar informação, que talvez seja o elemento mais importante para se prevenir o câncer de mama. Nem todas as mulheres sabem que, a partir de certa idade, é preciso fazer exames periódicos, pois a maioria dos casos da doença são curados quando descobertos na fase inicial. Portanto, informação pode ajudar a salvar vidas”, assinala Ireuda Silva.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil ficou abaixo da média mundial no número de mortes pela doença, ocupando a segunda faixa mais baixa, com 13 mil por 100 mil, ao lado de outros países como Canadá, Austrália e Estados Unidos, e à frente da França e do Reino Unido.
“Isso demonstra que a prevenção é o melhor remédio e que as políticas públicas para disseminar informação têm surtido efeito, o que reforça a necessidade de ampliá-las ainda mais. Além disso, avançamos no que se refere ao acesso ao tratamento da doença em seu estágio inicial, o que é para se comemorar”, acrescenta.
Câmara Municipal de Salvador