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Fiz um PIX errado, e agora? Descubra o que fazer!

PIX é um sistema de pagamentos instantâneos lançados pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. Ele faz parte de um projeto ainda mais amplo, chamado de Open Banking, que visa facilitar as transações e modernizar o sistema financeiro brasileiro.

Ele torna o envio e o recebimento de dinheiro entre contas, inclusive de bancos diferentes, muito mais fácil – e o melhor: sem custos.

Mas muita gente ainda tem medo de fazer transações deste modo. Dentre as principais questões, estão: o que acontece se você fizer um PIX errado? Há como reverter a operação? Explicamos o que deve ser feito nestes casos!

Como funciona o PIX?

O PIX funciona a partir do cadastro de chaves pessoais que serão usadas para transações entre diversas instituições financeiras.

Cada conta pode escolher e cadastrar um entre quatro formatos de chave: CPF ou CPNJ, para contas de pessoas jurídicas), e-mail, celular ou chave aleatória. Para realizar ou receber um pagamento, basta informar o valor da chave e fazer a transação no banco.

A grande vantagem é a velocidade, já que uma transferência por PIX costuma cair na conta em cerca de 10 segundos, e a economia, uma vez que não há custos para fazer um PIX. Diferente de outras transações, como TED, esta é uma operação bem mais ágil e que não demanda de vários dados para conseguir fazer o pagamento.

Fiz um PIX errado. E agora?

Infelizmente, por conta de seu caráter instantâneo, depois que um PIX é realizado, ele não pode ser cancelado. A única opção é que a pessoa que recebeu o dinheiro use a funcionalidade “devolver valor”.

Vale lembrar que a tecnologia é planejada para garantir o máximo de segurança antes de a transação ser finalizada. Por isso, quando você coloca uma chave, ela confirma o nome da pessoa para quem aquela chave está cadastrada.

É extremamente importante que o usuário verifique essa informação e o valor que quer transferir antes de confirmar o envio do dinheiro.

Por isso, a orientação aqui é prestar bastante atenção antes de confirmar a operação. A digitação de um número errado em uma chave com celular, por exemplo, pode acionar o PIX de outra pessoa. Mas lembre-se que é possível verificar este dado antes de fazer o pagamento.

Abaixo, listamos quais as situações que podem acontecer. Veja:

PIX errado para conta de uma pessoa conhecida

Se você fez um PIX em valor errado para uma pessoa que você conhece, é relativamente fácil resolver a situação.

O que você deve fazer é contatar a pessoa e pedir que ela cancele o PIX, estornando o valor. Isso pode ser feito em até 30 minutos, em horário comercial, e em até 1 hora fora do horário bancário.

PIX errado para conta de um desconhecido

Nesta situação, o ideal é contatar diretamente o banco de destino do dinheiro e verificar se algo pode ser feito. Depois que o PIX sai de sua conta, ele não está mais sobre a posse da instituição de origem, mas da que recebeu o valor.

Outra alternativa é usar os dados da chave – como CPF, e-mail ou celular – para tentar entrar em contato com a pessoa e pedir que ela solicite a devolução, ou simplesmente faça um novo PIX retornando o valor.

Recebi um PIX por engano. O que devo fazer?

Se você recebeu um valor por engano na sua conta, é necessário que você entre em contato com a pessoa – se a chave permitir que você faça isso – ou com o seu banco solicitando auxílio para resolver a situação.

Mesmo que você não tenha solicitado esse dinheiro, saiba que o artigo 169 do Código Penal pode enquadrar esta situação como apropriação indébita, um crime com pena prevista de reclusão de um mês a um ano.

Quer saber mais informações sobre situações enfrentadas no seu dia a dia? Acompanhe os demais conteúdos aqui do TecMundo que ajudam você a lidar com estas situações.

(Tecmundo)

(Foto: internet)

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