Câmara mostra importância do cuidado com a saúde mental
Evento com os servidores da Casa corroborou com a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio
“Temos que trabalhar a saúde mental para que consigamos combater esse mal do século que é a depressão”, destacou o diretor-geral da Câmara Municipal de Salvador, Adriano Gallo, na abertura do evento sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A atividade com os servidores da Casa, na tarde desta quinta-feira (22), no auditório do Centro de Cultura, corroborou com a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.
Ainda em sua fala, Adriano Gallo lembrou da reforma do Regimento Interno da Câmara e a criação da Secretaria de Gestão de Pessoas para cuidar dos servidores, “porque o ambiente sadio faz com que as pessoas trabalhem melhor e adoeçam menos”. Na avaliação do diretor-geral, os resultados vão ser colhidos a longo prazo pelas gerações futuras. “Estamos apenas plantando a semente, dando o pontapé inicial”, ressaltou.
Além do diretor-geral, também participaram da Mesa de Abertura do evento sobre “A Importância do Cuidado à Saúde Mental” as servidoras Tatiana Jucá (da Secretaria de Gestão de Pessoas), Rosy Melo (da Coordenação de Educação, Desenvolvimento, Atenção à Saúde e Benefícios) e Ingrid Almeida (da Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida).
Palestra
“Uma articulação do conceito do autocuidado, dentro da promoção de saúde, e como a gente pode tornar isso mais acessível ao público em geral, trazendo essas ferramentas para as práticas cotidianas”, foi o principal foco da palestra proferida por Sara Bitencourt, psicóloga do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.
Sobre o Setembro Amarelo, disse que objetiva prevenir o suicídio, que é muito complexo e multifatorial. “A gente precisa começar as apurações de autocuidado que estejam mais alinhadas ao nosso cotidiano. É exatamente pensando no foco da prevenção que a gente vai estar promovendo essa prevenção do suicídio, que é o foco da campanha”, ressaltou.
A psicóloga também percebeu o crescimento dos espaços públicos e das organizações para tratar da prevenção do suicídio, a exemplo do evento organizado pela Câmara, por meio da Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida. “Estamos podendo informar mais, com maior adesão, o que mostra um caminho continuado, num momento de maior fala sobre o tema”, acrescentou.
Roda de Conversa
O evento foi encerrado com uma Roda de Conversa coordenada pelo psicólogo Talyson Carvalho. Ele disse que a proposta da atividade é discutir e refletir sobre a importância do Setembro Amarelo, da saúde mental e do autocuidado, trazendo considerações para os colaboradores da Câmara a respeito dessa responsabilidade que cada um tem que ter com a sua própria saúde.
A saúde do trabalhador dentro da estrutura da organização também foi ressaltada por Talyson, que apontou para a importância das políticas de gestão e o cuidado que cada um tem que ter com a própria saúde, seja física ou mental.
O psicólogo observou ainda que, conforme estudos, “as pessoas que exercitam a espiritualidade com frequência têm maiores chances de ter uma maior qualidade de vida”. Disse ainda que “o efeito é muito mais positivo no que diz respeito à higiene da saúde mental”.
Participaram da Roda de Conversa a servidora pública Priscila Afro, o estudante de Psicologia Alcimar Di Paula e a odontóloga Juliana Santiago. O evento teve ainda uma apresentação musical com a flautista Rita Teixeira e mais sete alunas do Projeto Social Somos Instrumentos.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: internet)