Dez anos da Lei de Cotas são celebrados por Sílvio Humberto
O vereador Sílvio Humberto (PSB) celebrou os dez anos da implementação da Lei de Cotas no Congresso Nacional (Lei Federal nº 12.711/2012), em 29 de agosto. “É uma lei importantíssima para a inclusão, para um ambiente plural, democrático e, sobretudo, para combater o sistema de opressão que privilegia pessoas brancas e coloca em condição de subcidadania as pessoas negras”, afirmou o vereador.
O vereador diz ainda que “precisamos avançar no ponto de vista do monitoramento dessa ação afirmativa, do quanto essa política sozinha não consegue a reparação histórica que é de direito, mas é preciso reafirmar sempre o quanto essa luta do movimento negro brasileiro tornou possível os espaços educacionais para quem sempre recebeu o não como resposta, do quanto tem possibilitado futuros profissionais negros”.
Reforçando a data, Sílvio Humberto destacou a inauguração, em breve, da Faculdade Steve Biko, que, conforme o parlamentar, se encontra em processo final de obras estruturais.
“Será a primeira instituição superior de ensino antirracista da Bahia. A nossa pauta principal é o antirracismo, a inclusão e a diversidade. Nosso objetivo é reverter o pensamento eurocêntrico a partir do conhecimento, da promoção da igualdade pra valer”, afirmou.
Em 2015, o vereador que é militante do movimento negro, criou o Dia Municipal em Comemoração às Ações Afirmativas, data celebrada em 25 de abril e que tem como marco o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, que considerou constitucional a política de cotas étnico-raciais para seleção de estudantes de universidades públicas federais.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)