NotíciasSalvador

Geomanta garante segurança para comunidade em Pero Vaz

Cerca de 200 famílias residentes na Rua Virgílio Gonçalves, no bairro do Pero Vaz, começaram a ter dias mais tranquilos e viram aumentar a sensação de segurança, a partir da aplicação de mais uma geomanta pela Prefeitura, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal). A entrega do equipamento ocorreu nesta terça-feira (19), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, demais gestores municipais e lideranças comunitárias.

Foram R$160 mil gastos para proteger 840 m² de área, realizando assim o sonho de moradoras da enfermeira Luzineide Alves, de 46 anos. “Era impossível dormir quando chovia, devido à altura da encosta. E, a partir do momento em que começaram a construir na parte de cima, aconteceu tudo de forma desordenada, causando muito risco para quem mora aqui na parte de baixo. Agora, está tudo mais tranquilo”.

Durante a entrega do equipamento, o prefeito lembrou que a atuação da gestão municipal na prevenção dos problemas relacionados à chuva é constante. “Cada vez mais as mudanças climáticas afetam as cidades e os gestores precisam estar atentos. Por isso, cada ano investimos mais em manutenção. Ainda este ano, 244 áreas serão protegidas por geomantas. Até o fim do ano, 400 áreas de Salvador serão protegidas por geomantas ou obras de contenção”, afirmou Bruno Reis.

Nos últimos dois anos, foram entregues 226 geomantas. Atualmente a Prefeitura conta com 11 localidades com obras autorizadas e cinco em fase final de execução.

Monitoramento – De acordo com o diretor-geral da Codesal, a pasta monitora 18 mil m² de áreas de risco, através das equipes de prevenção. “Isso ocorre a partir de avaliação, conforme vamos recebendo as demandas da população por meio do número 199, além das vistorias de rotina. Então, conforme o diagnóstico realizado, as equipes atuam nos locais de maior demanda, identificando as localidades que mais necessitam da aplicação da tecnologia. De acordo com a qualificação de risco são feitas as autorizações de orçamento e a consequente aplicação da geomanta, que também ocorre por demanda de lideranças, por exemplo. Com as intervenções, as famílias podem viver com mais tranquilidade”, destaca Macêdo.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *