ItaparicaMeio AmbienteNotíciasOpiniãoVera Cruz

Pró-Mar

Um Livro é que nem uma Música. Desde o seu título, deve chamar o interessado a pensar, a refletir, a duvidar… Ao tempo em que possibilita mais de uma interpretação, a criação se perpetua, pois se permite à revisitação; até para conferir se a mensagem é aquela mesma, vez em que se encontra(m) outra(s).
1) Caminhos Para o Mar!
Na segunda metade da década de 1990, José R. C. Pinto, o Zé Pescador, e Adriana Muniz, incomodados com o que viam nas Praias e nas margens dos rios da Ilha de Itaparica, envolveram-se do espírito de defesa do meio ambiente que se apresentava, naquela época, em alguns pontos do Planeta, em formato de mutirões de limpeza. Assim, ratificaram e reproduziram seus “Caminhos Para o Mar”.
2) Caminhos em Prol do Mar!
Insatisfeitos com o fato de apenas caminharem para limpar, mesmo acompanhados de convidados, simpatizantes, apoiadores ou ambientalistas, e provocados pela então filhinha Janaína, que, apesar da tenra idade, no raiar dos novos Século e Milênio, já os despertava para questões ecológicas muito mais profundas e complexas. A dupla, então, resolveu dar personalidade jurídica ao trabalho que se iniciava: de sensibilização e de abertura de horizontes, principalmente com respeito aos nativos, pescadores e marisqueiras, que, além de participarem das ações, estavam se abrindo para a possibilidade de se tornarem os principais defensores do seu habitat, de onde retiram seu sustento e o de suas famílias. Extrai-se, então, mais uma interpretação: “Caminhos em Prol do Mar”.
3) Caminhos Pró-Mar (o Livro).
Chegou a hora de contar a História das duas décadas (e mais um pouquinho) do importante Trabalho desenvolvido, ou seja, das caminhadas para o Mar; das caminhadas em prol do Mar; das caminhadas Pró-Mar.
Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, das 09h ao meio-dia, na Praia da Ilhota, município de Vera Cruz, Bahia, Brasil, na sede da Instituição, a Organização Socio-Ambientalista Pró-Mar realizou o Lançamento do seu Livro “CAMINHOS PRÓ-MAR”.
Restrito a seletos convidados, em ambiente arejado, com ventilação natural, obedecendo aos rígidos protocolos de contenção da contaminação pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, suas cepas/variantes, e pelos outros vírus gripais em atividade, o Evento contou com brilhantes palestrantes da equipe Pró-Mar, como o próprio Zé Pescador, Adriana Muniz, Janaína, Karina, Deusdélia e Luíza, que, cronologicamente, trouxeram aos presentes os projetos executados e em andamento, as parcerias, os apoios recebidos, o engajamento das equipes, os resultados planejados e alcançados, o espraiamento das suas ações para além dos limites territoriais baianos, enfim, os mais de vinte anos de Trabalho traduzidos verbalmente em poucas horas, mas ilustrados em um livro que registra o Amor como Valor, Princípio, Missão e Visão de uma instituição composta por pessoas abnegadas, decididas e persistentes na defesa da vida humana, a partir da preservação da vida subaquática, através da conservação do Meio Ambiente. Que Amor esse? Amor pelos colaboradores; Amor pelos parceiros, apoiadores, financiadores; Amor pelo público-alvo: nativos, visitantes, veranistas, turistas, passantes; Amor pela sua Aldeia, pelo seu sítio, pelo seu lugar; Amor pelo que fazem… Por Amarem a si mesmos.
Vida longa à PRÓ-MAR!
Por Zéu Barbosa – Sociólogo
MTE-DRT-BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *