Três municípios realizam novas eleições neste domingo (3)
Eleitoras e eleitores dos municípios de Garibaldi (RS), Japaraíba (MG) e Agudos do Sul (PR) voltarão às urnas, neste domingo (3), em eleições suplementares para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. A legislação determina a realização de novo pleito sempre que houver cassação de forma definitiva por parte da Justiça Eleitoral.
A votação ocorrerá das 7h às 17h, e os eleitos no próximo domingo ficarão no cargo até o dia 31 de dezembro de 2024.
Garibaldi
Em Garibaldi, o futuro chefe do Executivo local será escolhido entre os candidatos Sandro Cisilotto (PT) e Sérgio Chesini (PP). Eleito em 2020, Alex Carniel (PP) teve o mandato cassado por irregularidades durante a campanha, inclusive com compra de votos.
Japaraíba
Os candidatos Geraldo Alexandre, da coligação Unidos por Japaraíba (Cidadania/MDB/PSD), Écio de Sousa, da coligação Japaraíba para Todos (PCdoB/ REDE), e a candidata Noeli Teixeira (PT) vão disputar os votos do eleitorado do município mineiro.
O mais votado nas últimas eleições, Rogério Ribeiro Lacerda (REDE), teve o registro de candidatura indeferido em razão de inelegibilidade da alínea “e” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/1990, motivada por condenação criminal pela Justiça estadual.
Agudos do Sul
No município paranaense, disputam as novas eleições os candidatos Diego Luiz Teixeira, da coligação Agudos Feliz de Novo (MDB/PT), e Jesse Zoellner, da coligação Agudos do Sul na Direção do Progresso (PP/PSD/PODE/PSB/PROS).
A candidata mais votada para a prefeitura da cidade em 2020, Luciane Maria Teixeira, teve o registro indeferido em primeiro grau devido a uma condenação criminal. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata não chegou a ser diplomada.
Participação de pesquisadores da USP
Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Universidade de São Paulo (USP) acompanhará as eleições em Garibaldi (RS). Na visita, o grupo vai participar da fase de preparação da eleição para a identificação de eventuais pontos de melhoria e para verificar a viabilidade de propostas em debate no projeto Eleições do Futuro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A equipe da Universidade será composta pelos pesquisadores Eduardo Seiti Teruiya, Fernando Frota Redigolo e Ákio Nogueira Barbosa. Os especialistas visitarão, ao longo do domingo, diversos locais de votação. Antes disso, acompanharão a montagem de algumas seções eleitorais e o início da votação no município. A partir das 17h de domingo, integrantes da equipe presenciarão os procedimentos de encerramento da eleição em determinadas localidades, bem como a totalização dos votos do pleito. Veja mais sobre a participação da USP.
(TSE)