Projeto de Lei visa instituir Dia da Vacina em Salvador
O vereador George Reis “O Gordinho da Favela” (União) propôs, através do Projeto de Lei nº 61/2022, o Dia da Vacina em de Salvador. Com a inclusão no calendário oficial de eventos, a data será celebrada anualmente no dia 19 de janeiro.
O vereador explica que nesta data o Município deu início às ações de imunização contra o novo coronavírus. “Um passo histórico para a cidade em direção a garantir a distribuição equitativa das vacinas contra a Covid-19, a fim de imunizar coletivamente a população”, disse George Reis.
Como destaca o vereador, vacinar é uma forma simples, segura e eficaz de proteger o corpo contra determinadas doenças infecciosas. “As vacinas são agentes imunizadores que têm por objetivo estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos, mesmo sem ter contato com o microrganismo agressor”, diz.
O vereador destaca que, apesar de haver questionamentos sobre a eficácia das vacinas, dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) apontam que o esquema vacinal completo reduziu em 87% o risco de morte pelo coronavírus nas pessoas com 20 anos ou mais entre agosto e novembro. Entre os idosos, a vacinação de reforço foi capaz de diminuir em 95% a incidência de óbito no período.
“Pode-se dizer que, após quase 30 mil mortes na Bahia, os dados apresentados revelam a eficácia da vacina e demonstram que esse processo a favor da imunização beneficiará futuramente a sociedade e valorizará a atuação da ciência, proporcionando maior aceitação dos imunizantes”, completa o vereador.
George Reis diz ainda que “considerando as opiniões contrárias e os dados que respaldam a importância da vacinação, não apenas contra a Covid-19, mas contra todas as doenças, é que protocolamos este Projeto de Lei, a fim de conscientizar a população de que vacinas salvam vidas”.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)