Agentes de limpeza desobstruem canaletas em avenidas de Salvador
Dentro das ações da Operação Chuva 2022, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) intensificou o trabalho de coleta e remoção de resíduos em toda a capital baiana. Uma das estratégias é a desobstrução de canaletas, responsáveis pelo escoamento de águas pluviais, em quatro grandes avenidas da cidade: Mário Leal Ferreira (Bonocô), Anita Garibaldi, Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) e Centenário.
“Quando efetuamos a limpeza de canaletas, conseguimos evitar que alagamentos e entupimento do sistema de drenagem ocorram e provoquem congestionamentos na cidade”, explicou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
Um dos principais corredores de tráfego de Salvador, a Avenida Bonocô conta com dez agentes envolvidos na ação. Enquanto praticava atividades físicas num dos trechos da via, o administrador Tiago Santos, 29 anos, apoiou a iniciativa.
“É um serviço importante, pois esse é um local propício a alagamentos. Se houver a obstrução por resíduos em bueiros e canais, a situação fica pior, sobretudo, nesse período de chuva. A população também precisa fazer sua parte, mantendo a cidade limpa. É uma questão de educação”, ressaltou.
A comerciante Jamile Fernandes, de 34 anos, reforçou o coro quanto à necessidade de conscientização da população, para o descarte correto de resíduos. “Enquanto o povo não parar de jogar lixo nas ruas, as obras e serviços não serão eficazes. É uma ação muito positiva, mas os moradores da cidade têm que contribuir. Quando chove e alaga, todo mundo sabe reclamar, mas cada um precisa ter a consciência dos seus atos e não jogar resíduos em locais indevidos,” ponderou.
Serviços – Durante a Operação Chuva, a Limpurb realiza serviços de capinação, roçagem, gancheamento, remoção de resíduos nas encostas, enlonamento, relonamento em áreas de risco e atendimentos de emergência, com programação ininterrupta, em todas as gerências operacionais e núcleos de limpeza, além de manter equipes de plantão durante 24h, de segunda a domingo. Na operação do ano passado, o órgão atendeu 428 solicitações, instalou 84 mil metros quadrados de lona e coletou 90 toneladas de resíduos sólidos.
SECOM
Foto: Bruno Concha/Secom