Sabadão Solidário: Hemoba amplia horário de atendimento em ação com motoclubes
Neste sábado (5), a Fundação Hemoba e motoclubes da Bahia realizam a 3ª edição do ‘Motorock Sangue Bom’. Com apresentações musicais e horário de atendimento estendido, o evento, que acontecerá de 7h30 às 14h, no estacionamento da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, mobiliza voluntários e chama a atenção para importância da doação de sangue no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito.
Na Bahia, somente no último ano, 74,8% das ocupações de leito do Sistema Único de Saúde (SUS) por acidentes de trânsito foram de motociclistas. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o dado representa, em números, 10.772 leitos ocupados. Já os acidentes de trânsito com óbitos somam 2.273 casos. Desse total, 656 mortes foram de motociclistas em 2021.
O hematologista e diretor-geral da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, explica que com o aumento no atendimento aos acidentes, a necessidade bolsas de sangue também cresce. “Grande parte dos hemocomponentes solicitados ao hemocentro são destinados a situações de emergência e traumas por acidente de trânsito. Neste ano, por exemplo, somente nos meses de janeiro e fevereiro, o Hospital Geral do Estado (HGE), que é a nossa principal unidade de referência em trauma, necessitou de mais de 2.160 bolsas de concentrado de hemácias. Por isso, a sensibilização dos motociclistas para doação de sangue e prevenção aos acidentes é tão significativa”.
O médico destaca ainda que todos os tipos sanguíneos são igualmente importantes, porém o sangue O – é o mais requisitado para situações de emergência. “Por ser doador universal é o tipo que atende vítimas graves até que seja descoberto o tipo sanguíneo do paciente. No momento nosso estoque está em nível crítico para os tipos O-, O + e B+”, reforça.
Solidariedade
Para o diretor social do motoclube Abutres – Raça em Extinção, Luciano Sampaio, a terceira edição da campanha pode mudar esse cenário. “Estamos muito felizes com a consolidação dessa parceria em prol da vida e da segurança no trânsito. Nós, que pegamos a estrada com os nossos tipos sanguíneos estampados nos coletes dos motoclubes, sabemos bem a importância da doação de sangue nas situações de emergência. Essa campanha abrange inúmeros motoclubes em toda a Bahia para abastecer os estoques das unidades da Hemoba também no interior do estado”.
O evento conta com a participação dos motoclubes Abutres – Raça em Extinção, Felina do Asfalto, Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (AMO-BA), Resiliência Salvador, Binários MC, Irmãos da Cruz MC, Motoclube Piores, Motoclub.com Jesus, Support 888 Disciple, Falcões. Na ocasião, a sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, funcionará com horário estendido para atendimento de grupos. No estacionamento da instituição, se apresentarão as bandas de rock Os Tios, Arkhousband e Fronteira, todas seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Neste sábado também é possível realizar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea nos postos de coleta dos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, das 9h às 18h, com pausa de uma hora para almoço da equipe.
Sobre a doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Fonte: Ascom/Hemoba