EleicõesNotíciasPolítica

Rui Costa indica que aliado de ACM Neto poderá integrar chapa do PT

O cenário eleitoral da Bahia segue com reviravoltas com aliados que até poucos dias eram adversários e vice-versa. O nome do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) passou a liderar as apostas para ser indicado como pré-candidato a vice-governador na chapa do PT. O vereador é aliado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e integra a base do atual prefeito Bruno Reis.

Há pouco mais de 15 dias, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), rompeu com a gestão estadual do PT para ser pré-candidato ao senado na chapa da oposição liderada por ACM Neto (União Brasil),

Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (30), o governador Rui Costa fez elogios a Geraldo Júnior e disse que o nome do vereador e presidente da Câmara seria uma excelente opção para compor a chapa que terá Jerônimo Rodrigues (PT) como candidato ao governo do Estado e Otto Alencar (PSD) como candidato ao senado.

“Com o Geraldo eu tenho uma relação pessoal. Ele é presidente da Câmara, e como eu já fui vereador de Salvador, a gente se fala periodicamente, por telefone ou pessoalmente. Ele é um jovem trabalhador que tem desejos de realizar pelo seu povo. Eu diria que é um excelente nome porque Jerônimo é de Aiquara, de Jequié, do interior da Bahia, e Geraldo de Salvador, então seria um excelente casamento”, disse o governador após ser questionado pelo apresentador Mário Kertész.

Na terça-feira (29), Geraldo Júnior (MDB) foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, após votação na tarde desta terça-feira (29). A eleição para o biênio 2023-2024 deveria acontecer no ano que vem, mas foi antecipada após publicação da convocação feita pelo presidente no Diário Oficial de terça-feira.

O governador elogiou a reeleição de Geraldo Júnior e disse que falou com o presidente da Câmara após o pleito. Rui Costa reforçou que o nome do vereador seria uma excelente opção para compor a chapa.

“Ontem eu até liguei para ele e parabenizei, até pelo placar elástico (da eleição). Ele teve 35 votos (o vereador foi eleito em chapa única). Foi uma vitória com uma esmagadora maioria dos votos. É um nome que conhece muito Salvador e todos os bairros, por isso seria um bom casamento essa boa dobradinha com Jerônimo”, disse o governador.

Rui Costa disse ainda que existe a possibilidade das negociações pelo nome do pré-candidato a vice avancem ainda mais nesta quarta. O governador afirmou que se depender de sua vontade, o nome dos três integrantes da chapa, que já tem Jerônimo Rodrigues e Otto Alencar, deve ser anunciado em um evento nesta quinta-feira (31) em Salvador, com a presença do ex-presidente Lula.

“Vamos ver se ao longo do dia de hoje teremos essa novidade. Seria uma boa ter a chapa completa amanhã com o presidente Lula. Se depender de minha opinião e meu esforço, amanhã teremos o governador, o vice e o senador para essa foto emblemática”, disse Rui Costa.

Nas imagens oficiais divulgadas pelo Partido dos Trabalhadores, o evento de quinta-feira com o presidente Lula formalizará a aliança entre, pelo menos, sete partidos. Além do próprio PT, que terá o candidato ao governo do Estado, e do PSD, de Otto Alencar, pré-candidato ao senado, PSB, PCdoB, PV, Avante e Patriota estarão no mesmo palanque.

Caso Geraldo Júnior integrante a chapa petista, ele deve levar o MDB para a aliança. O governador também confirmou que há negociações pela entrada de novos partidos na coligação.

“Estamos avançando e nessa semana podemos ter novidade de mais partidos”, disse Rui.

Já a principal candidatura de oposição já anunciada, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) já teve confirmado o apoio de quatro partidos, PP, Cidadania, Solidariedade e Podemos.

(G1 Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *