NotíciasSalvadorSaúde

Hospital da Mulher é eleito Centro Doador de Córneas pela Central Estadual de Transplantes

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos foi eleito pela Central Estadual de Transplantes como Centro Doador de Córneas. O título, concedido durante Encontro Estadual da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), é um reconhecimento aos serviços prestados pela unidade no processo de doação em 2021.

Desde 2017, ano de inauguração, o Hospital da Mulher realizou mais de 150 captações e doações de córneas. Em 2021, mesmo em meio às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, foram realizadas 52 captações.

O processo de doação envolve toda a equipe assistencial, desde o diagnóstico da morte até a abordagem humanizada dos familiares, que recebem apoio emocional e são informados sobre a possibilidade da doação de órgãos e tecidos. A doação só é possível com o consentimento da família do doador.

Para a enfermeira coordenadora da UTI e presidente da CIHDOTT da unidade, Aline Botelho, as captações e doações são fruto de trabalho qualificado e humanizado da equipe multiprofissional. “É um trabalho gratificante. Atualmente, quase mil pessoas aguardam na fila para transplante de córneas. Então temos esse papel social, devemos isso para a sociedade”, afirmou.

As captações de córneas acontecem em parceria com a Captavisão e Banco de Olhos da Bahia. “Devolver a esperança de vida para a pessoa que precisa, sendo uma esposa, uma mãe, um pai e um filho, isso não tem preço”, assegurou Aline. A retirada das córneas não causa marcas estéticas. Cada doação de córnea pode melhorar a qualidade de vida de até duas pessoas. Para saber mais, acesse o link: saude.ba.gov.br/transplantes.

SESAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *