Adultos de 40 a 49 anos são maioria entre os faltosos da 3ª dose
Os adultos na faixa etária entre 40 e 49 anos são a maioria entre os que ainda não tomaram a 3ª dose contra a Covid-19 em Salvador. De acordo com o Sistema Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 146 mil pessoas dessa faixa etária ainda não compareceram aos postos para receber a dose de reforço.
Em segundo lugar no ranking, com 126 mil faltosos, estão pessoas de 50 a 59 anos, seguidas de outros 111 mil indivíduos com idade entre 30 e 39 anos sem a 3ª dose. No total, mais de 545 mil pessoas com 18 anos ou mais estão atrasadas com a dose de reforço na capital baiana. Já os atrasados com a 2ª dose são 189 mil.
Diante desse quadro preocupante, Salvador realiza nesta quarta-feira (9), até as 16h, mais um Mutirão da 3ª Dose, contemplando também cidadãos residentes em toda a Bahia. Para o subsecretário da SMS, Decio Martins, o foco é aumentar a quantidade de cidadãos com ciclo vacinal completo e diminuir o risco de contágio e agravamento da saúde pelo coronavírus.
Para o gestor, prevenir as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de internações e óbitos estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença. Isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir.
“A chamada terceira dose é necessária para aumentar a proteção contra a Covid-19, incluindo as novas variantes. Por isso, convocamos a todos que compareçam a um dos postos o quanto antes e façam a sua parte, pois estamos atuando estrategicamente, aumentando os locais de vacinação e diminuindo as exigências. Não por acaso, mais de 80% das pessoas internadas em UTIs com Covid-19 não se vacinaram ou não estão com o esquema vacinal completo”, alerta.
Documentos – É necessário apresentar original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.
Confira a estratégia completa:
3ª DOSE PFIZER: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 8/9/2021
Drive-thrus: Unijorge (Paralela) e Atakadão Atakarejo (Subúrbio)
Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), USF Vila Matos, USF São Gonçalo, USF Parque de Pituaçu, UBS José Mariane (Itapuã), USF Cajazeiras XI, UBS Péricles Laranjeiras, USF Santa Mônica, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto de Coutos II, USF Vale do Matatu, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba) e USF Cambonas.
3ª DOSE OXFORD: 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 11/10/2021
Drive-thrus: Unijorge (Paralela), 5º Centro de Saúde (Barris), Shopping Bela Vista (9h às 16h), Vila Militar (Dendezeiros) e Atakadão Atakarejo (Subúrbio).
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Vale dos Lagos, USF São Marcos, USF Gal Costa, USF Cambonas, USF Cajazeiras X, USF Cajazeiras V, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Antônio Lazzarotto (Fazenda Grande do Retiro), UBS Frei Benjamin (Valéria), USF Dep. Luiz Braga (Pirajá), USF Mussurunga, USF San Martim III, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos III), USF Alto de Coutos II, USF Curralinho, Shopping Bela Vista (9h às 16h) e Clube dos Oficiais (Dendezeiros).
SECOM