NotíciasOpiniãoSaúdeVera Cruz

Vera Cruz: Entrevista com a Secretária Municipal de Saúde Loise Oliveira

A redação do site Visão Cidade recebeu várias perguntas da população do município de Vera Cruz sobre a situação da vacinação, testes, quantitativos de doses recebidas ,aplicadas, vacinação de crianças, dentre outros assuntos, com o objetivo de levar essas informações de maneira segura a nossa redação enviou algumas perguntas para a gestão de saúde municipal de Vera Cruz através da sua comunicação, onde fomos atendidos pela Secretaria de Saúde Municipal.

Acompanhe a entrevista:

1. Como está o esquema de vacinação no município para adultos, adolescentes e crianças de 5 a 11 anos de idade?

Resposta: O município de Vera Cruz segue vacinando diariamente em todos os postos de saúde, adultos com 1º, 2º e 3º dose, bem como adolescentes de 12 anos a 17 anos. Quanto abaixo de 11 anos a 5 anos iniciamos a vacinação, em pontos de vacinação extra como solicita o Ministério da saúde, para que o público em geral a ser vacinado não misture com as crianças evitando-se erros básicos de vacinação.

2. O município de Vera Cruz tem realizado os testes para covid e para gripe?

Resposta: Quanto a testagem para COVID-19 é realizado em nossa rede de urgência e emergência o teste PCR (Swab/ Swabinho). No entanto, para os casos gripais, faz-se também o teste PCR (Swab) e é enviado ao Laboratório Central (LACEN) que realiza a investigação.

3. Qual o quantitativo de público alvo de crianças entre 5 a 11 anos no município? E quantas já foram vacinadas?

Resposta: Atualmente no município de Vera Cruz temos um público alvo de 4.081 crianças a serem vacinadas, no entanto já foram vacinadas 470 crianças com 1ª dose.

4. No período de 1º de novembro até a data de hoje quantos foram os registros positivos de covid-19 e da gripe no município de Vera Cruz?

Resposta: Desde Novembro de 2021 até a presente data foram realizados 50 testes RT- PCR, sendo 19 positivo para covid-19. De gripe ainda não teve nenhum caso positivo no município ainda.

5. As unidades de saúde no município como a UBS em Tairu e a UPA em Mar Grande estão preparadas para atender as demandas?

Resposta: Com vistas a alta estação em que o número populacional da ilha aumenta consideravelmente, a gestão municipal já tinha elaborado o Plano de Ação Verão de alguns setores, principalmente da urgência e emergência dentro do protocolo da covid-19. Entretanto, com o advento do surto de gripe e aumento do número dos casos de coronavírus, reativamos os nossos leitos, distribuídos em nossa rede de urgência e emergência voltados para os casos leves de covid-19 e gripe que precisam de monitoramento médico.

6. Neste período aconteceu algum caso grave com necessidade de transferência para uma unidade de alta complexidade?

Resposta: Não, durante esse período não houve nenhum caso grave que necessitasse de transferência para unidade de alta complexidade.

1ª DOSE 2ª DOSE 3ª DOSE INFANTIL
36.013 28.165 8.358 470

7. Qual o quantitativo de vacinas recebidas pelo município?

Resposta: Segue abaixo a planilha com as devidas informações com o quantitativo de imunizantes recebidos.
VERA CRUZ
(DOSE RECEBIDAS)

*Dentre o quantitativo das doses recebidas da 1º dose e 2º dose, constam entre estas 2.245 de 1º dose e 1.765 dose de reforço do imunizante da Janssen (DOSE ÚNICA).

8. O que falar para a população para conter a contaminação com o vírus da covid-19 e gripe?

Resposta: Recomenda-se medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos, além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Utilizar lenço descartável para higiene nasal é importante. Uso de máscara é imprescindível. Ficar em casa, se apresentar algum sintoma, para reduzir a disseminação do vírus.

9. Vera Cruz tomará alguma medida para controle de aglomerações neste período da alta estação?

Resposta: Na hipótese de agravamento do cenário epidemiológico o município adotará um plano de ação contendo as medidas necessárias para o contingenciamento da pandemia dentro da nossa municipalidade

Na certeza de atendermos aos pontos questionados, despedimo-nos cordialmente, ao tempo que nos colocamos a disposição.

Com os cumprimentos iniciais, e em atenção ao questionário, utilizamo-nos do presente para apresentar em resposta ao mesmo devidamente preenchido. Sem mais para o momento, despedimo-nos cordialmente, em tempo que nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Loise Santos Oliveira
Secretária Municipal de Saúde

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *