Você sabe o que é eleição solteira?
Eleição solteira, como o próprio nome indica, é aquela realizada para somente um cargo. Ocorre, geralmente, em vagas do Poder Executivo. É o que informa o Glossário Eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim foram as eleições presidenciais de 1955 e 1989, e as de governador nos estados cujo mandato era de cinco anos.
O Glossário também esclarece que, em alguns casos, principalmente nas capitais – cuja autonomia nem sempre foi respeitada –, ocorreu a eleição para prefeito, sem que, simultaneamente, fossem eleitos os titulares da Câmara Municipal. Isso aconteceu em São Paulo, nos anos de 1953, 1957, 1961 e 1965, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado.
O Glossário
O serviço on-line oferece um panorama do desenvolvimento do processo eleitoral e das eleições no país em mais de 300 verbetes, distribuídos em ordem alfabética e facilmente acessíveis.
Além de esclarecer de maneira direta a terminologia jurídica empregada nas instâncias da Justiça Eleitoral, o Glossário tem como objetivo destacar para eleitoras e eleitores a importância do voto consciente para o fortalecimento da democracia.
(TSE)