Hemoba abre para doação de sangue no feriado de 8 de dezembro
Nesta quarta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a sede da Fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea, das 7h às 12h30. As demais unidades de coleta na capital estarão fechadas e voltam ao atendimento no dia seguinte, quinta-feira (9). Já as 21 unidades de coleta do interior do estado funcionam em horário habitual.
Hemoba no SAC Digital
O atendimento nas unidades da Hemoba são realizados através de demanda espontânea, por ordem de chegada. Quem preferir, pode agendar sua visita a uma unidade de coleta através da plataforma SAC Digital, disponível por meio de aplicativo, para Android e iOS, e no www.sacdigital.ba.gov.br. O objetivo é trazer mais comodidade e conforto a este público, além de ampliar a oferta do serviço de forma regionalizada, otimizando o atendimento.
Ao pesquisar pelo serviço na plataforma, o cidadão irá preencher um formulário com seus dados pessoais, endereço e telefone para contato, selecionando a unidade para o atendimento e indicando data e horário da coleta. Os cidadãos cadastrados ainda receberão mensagens do órgão sensibilizando sobre suas campanhas de doação, ações para coleta externa com as unidades móveis e informações a respeito do seu tipo sanguíneo ou orientações sobre suas futuras doações.
Critérios para doação de sangue – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.
Fonte: Ascom/Hemoba