NotíciasPolítica

ACM Neto é pré-candidato ao governo da BA em 2022

O Democratas oficializou nesta quinta-feira (2) o nome do ex-prefeito de Salvador ACM Neto como pré-candidato ao governo do estado da Bahia. O partido aprovou uma fusão com o PSL e vai se chamar União Brasil, no entanto, a mudança ainda precisa ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O anúncio foi realizado em um evento no Centro de Convenções de Salvador, e contou com a presença de diversas lideranças políticas, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente do PSL e futuro presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, e do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Nascido em Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, tem 42 anos. Ele foi prefeito de Salvador por oito anos, entre 2013 e 2020.

Advogado formado pela Universidade Federal da Bahia, ACM Neto é neto do ex-governador da Bahia e senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). Antes de ser prefeito de Salvador, ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e, depois, renovou mais duas vezes o mandato, como o parlamentar mais votado da Bahia.

Outro pré-candidato ao governo da Bahia já anunciado é o senador Jaques Wagner, do PT. De acordo com a presidência do PT, conversas estão em andamento com partidos da base do Governador Rui Costa para definição da melhor data de lançamento da pré-candidatura.

Já a Yalorixá Bernadete Souza lançou pré-candidatura pelo PSOL, no entanto, de acordo com a direção do partido, é provável que ocorra uma disputa interna para definir quem vai concorrer ao governo do Estado. A convenção que vai definir a chapa ocorrerá em abril.

Conversa com o PP baiano

ACM Neto negou nesta quinta-feira, 2, que tenha qualquer diálogo com o PP baiano em busca de uma aliança.

Recentemente, o vice-governador João Leão (PP), aliado do PT, afirmou que não busca uma vaga na chapa de Neto para disputar o Senado, conforme rumores veiculados.

“Aqui na Bahia não temos discussão com o Progressistas sobre 2022. É o tipo de coisa que não adianta ficar especulando. Se o cenário mudar, a gente vai tratar sobre isso lá na frente. Por enquanto, nada existe”, declarou o ex-prefeito, em coletiva de imprensa.

Ao ser questionando sobre a escolha do seu vice, Neto elogiou José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, mas disse que não há qualquer definição a esse respeito.

“Zé Ronaldo tem estado comigo quase todos os dias, ocupa um papel de destaque e liderança no nosso grupo. Quanto a figurar na chapa, esse vai ser o último passo do processo que iniciamos hoje. Essa decisão não vai ser pessoal, não vou estabelecer preferências pessoais para compor a chapa”, disse.

Fonte G1 e A Trade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *