Fazenda Grande III ganha dois equipamentos de convivência e lazer
Um quilômetro separa o largo da Rua Demerval de Souza Gusmão da rotatória principal da Fazenda Grande III, imediações de Cajazeiras. Por muitos anos, a rua contou apenas com um largo sem pavimento, um disputado banquinho, amendoeiras e um campo de futebol como atrações. No entanto, na noite desta terça-feira (16), moradores do logradouro – conhecido popularmente como Quadra D – receberam dois novos espaços de lazer e convivência para a comunidade: uma praça situada na rotatória e a outra próxima ao campo de futebol, ambas na mesma rua. Construídas pela Prefeitura, as praças foram entregues oficialmente pelo prefeito Bruno Reis.
Com investimento total de cerca de 160 mil, as praças Carimbamba e da Amendoeira fizeram a alegria dos moradores. O grupo Cultura do Corpo aproveitou a inauguração para fazer uma aula de dança, com a participação de 30 mulheres. Enquanto elas se apresentavam, as crianças brincavam no parquinho. Além do prefeito, estiveram presentes na ocasião os titulares da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes; da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro; e da Diretoria de Esportes da Sempre, Felipe Lucas.
“Não foi uma quantidade de recursos expressiva, mas veja como obras pequenas têm a capacidade de tocar os corações das pessoas. Estão ali as crianças brincando no balanço, eu vi que as pessoas aqui gostam de cuidar da saúde. E como é bom ver o cidadão curtindo a sua cidade. Praças como estas têm vários objetivos, mas, sem sombra de dúvidas, o principal é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Bruno Reis.
Além disso, ele lembrou a todos que a praça Carimbamba foi assim denominada por decisão da própria comunidade – uma referência ao aposentado de 88 anos que cuidava da arena esportiva da rua. “O esposo de D. Joselina, carinhosamente chamado de Carimbamba, infelizmente foi mais uma vítima da Covid-19. Ele tomava conta desse campo como se fosse um patrimônio e acompanhava a juventude jogar como se fossem seus filhos. Então, é mais do que justa essa homenagem. Quando nós construímos as praças nos bairros, nós nos preocupamos em saber quais as intervenções que as pessoas desejam e também quem a comunidade quer homenagear”, acrescentou.
Estrutura – A Praça Carimbamba tem cerca de 370 m² de área e conta com parque infantil, academia de saúde, bancos modulares, gramado natural e até mesmo uma futmesa para a prática esportiva.
Moradora da localidade há 30 anos, a filha do homenageado, Angela Maria Souza, de 59 anos, se disse emocionada com a obra. “É bonito ver como essa área ficou diferente. Meu pai cuidou daqui por muitos anos e hoje sinto orgulho em saber que o nome daqui será uma homenagem para ele. Estou radiante porque ele sempre ensinou a família e a comunidade a cuidar uns dos outros e essa praça simboliza isso”.
“É um presente para mim que farei aniversário no dia 30 deste mês. Poder ver a comunidade feliz, aproveitando essa área, é maravilhoso”, comentou Joselina Maurício de Souza, de 77 anos.
A praça situada na rotatória da mesma rua foi construída em uma área de cerca de 140 m². Conta com conjunto de mesas de jogos, bancos modulares, pombas de concreto, pavimentação em concreto e grama natural.
Iluminação – Durante a entrega das áreas de lazer, o prefeito afirmou que até o final do ano, os bairros de Fazenda Grande I, II, III e IV terão iluminação em LED, além da região do Subúrbio. Essas serão as duas primeiras localidades da cidade a contar com 100% da tecnologia. Até março de 2022, a estrutura de iluminação estará completa também em toda cidade.
“É uma tecnologia mais moderna, mais eficiente, deixa o bairro mais iluminado e ajuda na segurança pública, trazendo uma sensação de segurança maior. Além disso, a iluminação em LED é mais econômica, proporcionando uma redução de despesa. Com isso, o recurso que sobra passa a ser investido em outras áreas importantes para a população”, completou Bruno Reis.
Foto: Valter Pontes
SECOM