NotíciasPolíticaSalvador

Alerta sobre distrofias musculares

O vereador Dr. José Antonio (PTB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, apresentou o Projeto de Indicação nº 510/21 sugerindo ao prefeito Bruno Reis a iluminação do Farol da Barra, na cor verde limão (ou verde), no período de 7 a 17 de setembro, para promover a conscientização e a sensibilização em relação às distrofias musculares.

De acordo com a proposição, as distrofias musculares são consideradas doenças raras, degenerativas, sem cura, que necessitam de diagnóstico precoce e correto, para que intervenções terapêuticas possam ser oferecidas aos pacientes. Para o vereador, a informação e a conscientização são peças-chave para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O mês de setembro é o mês escolhido internacionalmente e nacionalmente para a realização de ações de conscientização sobre as distrofias musculares.

Conforme o vereador Dr. José Antonio, as ações de iluminação de pontos turísticos trazem grande visibilidade às causas que simbolizam e essa visibilidade para as pessoas com doenças raras pode ser o limiar entre vida e morte.

“Há uma estimativa de que mais de 105 mil pessoas tenham alguma distrofia muscular no Brasil. Infelizmente, muitas morrem sem diagnóstico ou com diagnóstico incorreto. Por isso, defendo a importância da comoção social na conscientização e no combate à doença, além da importância de políticas públicas voltadas para essas ações”, justificou.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Visão Ciadade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *