Leandro Guerrilha comemora início da vacinação nas escolas municipais
Na sessão ordinária desta quarta-feira (6) da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Leandro Guerrilha (PL) comemorou o início da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes na rede municipal de ensino. A partir de hoje, as primeiras doses da vacina serão disponibilizadas, de forma escalonada, a 319 escolas municipais para adolescentes entre 12 e 17 anos. No entanto, o presidente da Comissão de Ação Social e de Pessoas com Deficiência disse que “ainda é necessário postos avançados nas comunidades”.
Leandro Guerrilha é autor do Projeto de Indicação nº 543/2021, onde solicitou ao prefeito Bruno Reis a “implantação de sistemas móveis de vacinação contra a Covid-19 para o atendimento de jovens nas escolas e de pessoas com dificuldades de locomoção nas associações de bairro e nas comunidades”.
Ele frisou que “o nosso pedido para a vacinação em escolas surtiu efeito e começa hoje (dia 6). É um avanço, mas idosos e deficientes, na sua maioria, também não dispõem de meios e recursos para se locomoverem até os postos de vacinação. Por isso, é importante que sejam implantados sistemas móveis de vacinação contra a Covid nas comunidades de Salvador”, explicou o vereador, lembrando que na última quinta-feira (30) encaminhou um ofício ao gabinete do prefeito para autorização de um estudo de viabilidade técnica.
O parlamentar também é autor do PI nº 544/2021, onde solicita ao governador Rui Costa a implantação de sistemas móveis de vacinação contra a Covid-19 para os jovens nas escolas e para pessoas com dificuldades de locomoção.
Aborto
O aborto também foi um dos temas da sessão ordinária. A vereadora Maria Marighella (PT) estava no Plenário Cosme de Farias com um lenço que tinha os seguintes dizeres: “Campanha nacional pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito”. De acordo com a parlamentar, “o Governo Federal no Brasil tem uma pauta muito conservadora. Mas o Chile, o México e a Argentina estão avançando nesta questão. A nossa luta é pela descriminalização do aborto, que deve ser realizado de forma legal e segura”.
Em 28 setembro acontece o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto.
PL nº 305/2021
Já a vereadora Laina Pretas Por Salvador (PSOL) anunciou no plenário a realização de uma audiência pública da Comissão Temporária Especial de Direito à Cidade. O colegiado é presidido pela parlamentar. A atividade on-line discutirá o Projeto de Lei nº 305/2021, de autoria do Executivo Municipal.
O PL nº 305/2021 estabelece o Plano Integrado de Concessões e Parcerias de Salvador (PICS) e altera a Lei Municipal nº 8.421/2013. Esta lei altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei nº 7.186/2006, que instituiu o Código Tributário e de Rendas do município.
Câmara Municipal de Salvador