Escritório Social Móvel orienta cidadãos sobre obras do Novo Mané Dendê
O Escritório Social Móvel retomou seu funcionamento itinerante, nos bairros de Alto da Terezinha, Rio Sena e Plataforma, após dois meses de dedicação exclusiva aos moradores afetados pela obra do projeto Novo Mané Dendê, que, neste momento, acontece na Avenida Tronco, no bairro de Ilha Amarela.
Criado há mais de um ano, para atender à comunidade do Subúrbio Ferroviário, inserida na poligonal de intervenção do Projeto Novo Mané Dendê, o escritório opera com uma versão móvel, adaptado em uma van, e uma fixa, localizada na Avenida Carioca, 22, no bairro de Itacaranha.
Os equipamentos contam com equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, sociólogos e comunicadores, com o objetivo de acolher e orientar as famílias afetadas e beneficiadas, direta ou indiretamente, pelo projeto.
A assistente social integrante da equipe do Escritório Social Móvel, Railda dos Santos, relata que as questões mais frequentes são dúvidas de moradores, preocupados com a intervenção das obras nos seus imóveis e a compensação do poder público.
“O proprietário de um imóvel afetado, total ou parcialmente, pode negociar uma das formas de compensação. Uma delas é o reassentamento no Residencial Novo Mané Dendê, que contém 260 unidades habitacionais. Outra opção é o assentamento assistido, com a compra pela Prefeitura de um imóvel, no valor equivalente ao do afetado, ou a indenização em dinheiro”, explicou.
Ela acrescentou que a Prefeitura fornece o valor referente a 12 meses de Apoio Moradia Temporário, para os moradores em situação de inquilinos, que não optarem pelo reassentamento no Residencial Novo Mané Dendê. Também é fornecida Ajuda Mudança, para que o morador possa pagar o transporte de seus pertences.
Revitalização – A família de Eder Santana, 38 anos, vigilante e motorista de aplicativo, possui quatro imóveis em Plataforma. Ele esteve no Escritório Social Móvel, para saber quais deles seriam afetados pelas obras do Novo Mané Dendê.
“Estava de passagem e parei para tirar essa dúvida. Fui muito bem recebido. Aliás, o projeto como um todo traz um impacto excelente nos bairros, com novas áreas de lazer, revitalização do Rio Mané Dendê e da Cachoeira d’Oxum no Parque São Bartolomeu, que eu conheci limpos, viraram esgoto, mas meus filhos vão poder desfrutar”, avaliou.
Atendimento – Os horários de atendimento do Escritório Social Móvel são das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. No último sábado do mês, ocorre o Plantão Social, das 9h às 12h, para moradores com dificuldade de acessar o atendimento nos dias úteis. Os documentos necessários para o atendimento no Escritório Social são RG ou CPF e, caso o imóvel seja cadastrado, o número da selagem.
Projeto – Com investimento de US$135 milhões, parte deles com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o maior da história de Salvador no Subúrbio Ferroviário, o projeto Novo Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil, de forma indireta, com intervenções nas áreas de habitação, mobilidade, saneamento básico, urbanização e sustentabilidade, envolvendo uma área de 800 mil m².
O Escritório Social é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, coordenada pela Casa Civil, com execução das obras a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsabilidade ambiental sob incumbência da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e projetos urbanísticos, supervisionados pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
SECOM
Foto: Jefferson Peixoto/Secom