Bottas vence GP da Turquia, Verstappen fica em 2º e assume liderança
O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, fez uma prova praticamente perfeita para vencer o GP da Turquia, primeiro triunfo dele em 2021 e o décimo da carreira. O holandês Max Verstappen, da RBR, chegou em segundo, mas o resultado teve um gostinho de vitória, já que o piloto assumiu a liderança do campeonato. Seu companheiro de equipe, Sergio Perez, fechou o pódio, enquanto o heptacampeão Lewis Hamilton foi quinto colocado.
Com o resultado, Verstappen chegou a 262,5 pontos, apenas um na frente de Hamilton, que está com 256,5, faltando seis corridas para o fim do Campeonato. Bottas é o terceiro com 177.
A chuva que caiu em Istambul, na Turquia, atrapalhou os planos de Hamilton que, largando em 11º, tinha a expectativa de ter mais facilidade nas ultrapassagens caso a pista estivesse seca. O britânico, que fez o melhor tempo nos treinos mas perdeu dez posições como punição, sofreu nas primeiras voltas com Yuki Tsunoda, depois conseguiu boas ultrapassagens e chegou à quinta posição. Ele tentou ousar uma estratégia diferente nas últimas voltas ao tentar se manter na pista sem parar até o fim da corrida, mas a Mercedes o chamou para o pit numa chamada que se mostrou equivocada e deixou o britânico irritado com o time.
Por outro lado, Bottas fez uma corrida tranquila na frente e quase não foi ameaçado e ainda anotou a melhor volta, ganhando um ponto extra. Já Verstappen foi conservador, se manteve em segundo lugar o tempo inteiro, não ameaçou a liderança do finlandês, mas também não sofreu pressão de nenhum rival.
(GE)