NotíciasPolíticaSalvador

“A incidência das doenças falciformes em Salvador precisa de atenção”, diz Marcelo Maia

A Câmara de Salvador realizará uma sessão especial em atenção às pessoas com doenças falciformes. A ideia partiu do vereador Marcelo Maia (PMN), para reverenciar o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes (em 27 de outubro). Segundo o vereador, Salvador é a cidade com maior incidência deste tipo de doença no país, e por isso o assunto necessita de uma atenção especial do poder público.

“A incidência das doenças falciformes em Salvador precisa de atenção, é alarmante e preocupante, nós somos a cidade que possui o maior número de casos, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. Então, eu vejo que isso demanda um cuidado especial do poder público”, afirma Marcelo Maia.

Segundo o vereador, “a doença falciforme tem tratamento e pode ser identificada muito facilmente nos primeiros dias de vida de um recém-nascido, através do teste do pezinho, que é ofertado gratuitamente através da Rede Municipal de Saúde. A questão é levar essa informação e conscientização às pessoas, por isso que essa data é tão importante e nós não poderíamos deixar passar em branco na Câmara Municipal”.

A doença

Genética e hereditária, predominante em negros, a anemia falciforme pode oferecer implicações sérias e até mesmo levar a morte. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil cerca de 3.500 crianças nascem por ano com a doença, sendo 1 bebê a cada 1.000 nascimentos. Salvador concentra o maior número de portadores da doença: a cada grupo de 650 bebês nascidos vivos, 1 tem a patologia, o que representa em média 65 crianças por ano.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Visão Cidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *