O Administrador Distrital
‘O cargo de administrador distrital, do quadro da prefeitura municipal, não possuindo autonomias administrativa, financeira e hierárquica, tratando-se de terceiro escalão, não possui similaridade com o cargo político de secretário, que possui ampla autonomia técnica, financeira e funções precípuas de planejamento, supervisão e controle das atividades que constituem sua área de competência, com participação nas decisões governamentais. Por conseguinte, sendo cargo equiparado a outros ocupados por servidor público em seu conceito genérico, deve ser incidido o afastamento no prazo comum de três meses antes do pleito, conforme o art. 1.º , inciso II , alínea l, da Lei Complementar n.º 64 /90. Tratando-se de cargo em comissão, de livre exoneração, não se aplica o afastamento remunerado de seu exercício, devendo o ocupante ser exonerado (afastamento de forma definitiva) no prazo de três meses, nos termos acima aludido e, sendo este observado regularmente, defere-se o registro de candidatura.’
Em resumo a função do administrador distrital conforme a lei estabelece que o mesmo tem sobre a sua competência de procedimento de trabalho fiscalizar, levar ao conhecimento do poder público demandas oriundas daquela comunidade, ser porta-voz da comunidade perante a gestão pública buscando fazer a interlocução junto ao poder público, além disso está fora do que estabelece a lei principalmente quando se trata de assuntos e demandas particulares conforme estabelecido para que foi contratado como um cargo de confiança e comissionado dentro dos limites cabides para cada gestão, a função do administrador distrital ela é de suma importância, porém em algumas cidades ela já estão sendo substituídas por subprefeituras regionais aonde agrega o menor número de cargos comissionados e também funciona como uma extensão da gestão em cada região aí aonde entra a figura dos subprefeitos como é feito em Salvador, no estado de São Paulo, em Santa Catarina, dentre outros municípios do Brasil.
Salvador 3 957 123 habitantes 10 sub prefeitos
Vera cruz entre 44.149 a 50.940 habitantes tem mais de 20 amestradores distritais
faça você sua analise e comparação por números de habitantes tire as suas conclusões onde funciona com mais eficiência a sua resposta será para tirar varia duvidas para quer tantos para tão poucos.
Visão Cidade
Gostei chegaram na minha praia. Já esta no tempo de ser copiado, para melhor a finalidade desse cargo aqui no Município. Pois o que existe e’ um verdadeiro atraso. Vejo que esta pessoa tenha que ser preparada, já que e’ a extensão da Prefeitura nas localidades. Nada contra as pessoas, só que não tem autonomia buscam não se expor, tornando- se verdadeiros tarifeiros alem do Salario que recebem que deixa a desejar. Ta ai a dica!