EsporteNotícias

GP da Holanda: Verstappen sobra e assume a liderança da F1

Max Verstappen finalmente ganhou uma vitória em casa para chamar de sua. De ponta a ponta, o piloto da RBR venceu o GP da Holanda neste domingo, no retorno do Circuito de Zandvoort para o calendário da Fórmula 1 após 36 anos de ausência. Sua sétima vitória em 2021, diante da muralha laranja nas arquibancadas, concluiu um fim de semana dominante sem dar espaço para Lewis Hamilton, que ficou em segundo e viu o rival recuperar a liderança do campeonato de pilotos. Valtteri Bottas, companheiro do heptacampeão, chegou em terceiro.

Partindo da pole position ao lado de Hamilton, Verstappen saiu na frente logo nos primeiros metros da corrida e administrou a posição de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas nas paradas, temporariamente. Embora a vantagem sobre o rival durante a disputa não tenha sido discrepante, o holandês conseguiu mais ritmo para repelir as tentativas de estratégia da Mercedes.

O triunfo é também o 17º da carreira do piloto da RBR, que já veio de vitória na etapa da última semana, no GP da Bélgica. Com os 25 pontos, ele anula a diferença de três pontos que tinha para Hamilton e, mesmo com a volta mais rápida do adversário, recupera a liderança do campeonato de pilotos somando 224,5 pontos contra 221,5. Bottas, com o terceiro lugar, superou Lando Norris e assumiu o terceiro lugar na tabela.

A Mercedes, por outro lado, se beneficiou dos problemas de Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR. O mexicano, que largou do pitlane, fez uma boa prova de recuperação para terminar em décimo e foi eleito o piloto do dia. Mesmo assim, a heptacampeã de construtores somou mais pontos com sua dupla e sustentou a liderança do Mundial de Equipes com 344,5 pontos contra 332,5 da rival austríaca.

(GE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *