NotíciasSaúde

Veja como diferenciar gripe, rinite e variantes

O Brasil chega a mais um inverno em meio à pandemia do novo coronavírus. Nessa época do ano, com as temperaturas baixas e o tempo seco, a fatídica pergunta: “é rinite ou Covid-19?” volta à cena com mais frequência.

Com a imunização em curso, os sintomas da infecção podem ser mais brandos em pessoas que completaram seus esquemas vacinais, tornando a infecção ainda mais parecida com uma doença respiratória aguda. Junto a isso, a variante Delta vem chamando a atenção dos epidemiologistas por apresentar sintomas que podem ser confundidos com outras infecções respiratórias. Por isso, o exame PCR continua sendo indispensável.

Mas o iG Saúde buscou profissionais para listar algumas diferenças entre os sintomas da Covid-19, da sinusite, da rinite e da gripe. Um spoiller: congestão nasal, coriza, dor de cabeça e incômodo garganta podem estar presentes em todos os casos.

“A rinite alérgica e sinusite  aguda são doenças do trato respiratório superior. Quando nos deparamos com a Covid-19, nós temos sintomas generalizados, como neuralgia [fortes dores] no corpo todo, podendo, inclusive, apresentar sintomas gastrointestinais. Isso não vamos ver na rinite ou sinusite, mas sim na gripe”, explica a otorrinolaringologista Luciane Michel.

O epidemiologista José Geraldo Leite chama a atenção para a variante Delta, que pode causar sintomas muito semelhantes aos de doenças respiratórias. O médico também cita doenças que começam, assim como a Covid-19, com um quadro inespecífico de espirros, dor facial e coriza.

(IG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *