NotíciasPolíticaSalvador

Sessão celebra aniversário do Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude foi criado para assegurar os direitos das pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Desde a sua assinatura, em agosto de 2013, tem sido o pilar para garantir os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude. O comentário é do vereador Julio Santos (Republicanos), que promoveu uma sessão especial virtual para celebrar o aniversário de criação do Estatuto.

Na ocasião, na sexta-feira (6), o vereador citou marcos históricos da garantia dos direitos dos jovens, perspectivas para o futuro e atuação no presente e reforçou que o objetivo da sessão era também difundir os direitos assegurados pelo documento.

“Em 2010 tivemos, a primeira grande conquista: a inclusão da palavra juventude na Constituição Federal. Esse fato abriu portas para o Estatuto da Juventude, instituído em 5 de agosto de 2013”, diz Júlio Santos.

“Nesta ocasião de comemoração às vitórias até aqui conquistadas, quero também trazer espaço para questionamentos, pois considerando que a juventude é a parcela da população que virá a assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras. Prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro. O que podemos fazer hoje para que os jovens sejam o futuro? De que forma podemos contribuir para que esse futuro comece a ser construído em tempo presente?”, indagou.

Além dos questionamentos e espaço para fomentar a discussão sobre o Estatuto, o vereador pontuou suas ações no mandato direcionadas ao público-alvo. “Tenho me debruçado em proposições que contemplem a juventude, com iniciativas para as áreas da educação, do empreendedorismo e da qualificação profissional. Dentre os projetos já apresentados destaco o Dia e Semana do Jovem Empreendedor, o SIMM Primeiro Emprego, o Empreende Salvador, além do programa de qualificação profissional, EducAção, que acontece em parceria com o Senac Bahia, porque acredito que este é um dos caminhos para zelar pelo futuro dos jovens, cuidando deles em tempo presente”, pontuou Júlio Santos.

Entre os participantes do evento estava o coordenador estadual da FJU Bahia, Murilo Rodrigues, que explanou a contribuição do projeto com relação ao Estatuto.

“Nós estamos disseminando essa lei entre os jovens, mostrando que eles têm inúmeros direitos dentro da sociedade, que, por muitas vezes, não são conhecidos. No ano passado, no último aniversário do Estatuto da Juventude, a FJU distribuiu entre os jovens exemplares da lei, para que eles tenham ciência do que realmente podem fazer. Acredito que o Estatuto trouxe avanços significativos para que os jovens possam pensar e investir no futuro”, disse Rodrigues.

Obstáculos

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude/SPMJ, Fernanda Lordelo, falou sobre os obstáculos que os jovens enfrentam. “Quais são os principais desafios enfrentados pela juventude? Identificamos o desemprego, a educação e a segurança, que são temas sensíveis que precisam de uma atenção e enfrentamento, para quebrarmos este ciclo de vulnerabilidade social e trazer reversões para eles que são o nosso futuro”, afirmou a secretária.

Também participaram o deputado estadual e secretário estadual dos Jovens Republicanos, Jurailton Santos, a diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida, o presidente do Conselho Municipal da Juventude/Conjuve, Gustavo Mercês, entre outros.

“É somente com a garantia dos direitos à cidadania, à educação, à profissionalização, à saúde, à cultura, entre os outros direitos expostos no Estatuto da Juventude, que poderemos avançar. Precisamos fomentar ainda mais espaços para discussões, propor novas leis e iniciar a construção do futuro no agora. É em tempo presente que formaremos jovens com senso crítico, consciência social, além de garantir que, inegavelmente, assumam papéis decisivos na sociedade. Acredito que, juntos, podemos fazer ainda mais pela juventude soteropolitana. Por isso, me coloco à disposição”, concluiu o vereador.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *