Vereador acompanha mapeamento para iluminação no Matatu
Os moradores de Matatu de Brotas já podem se acostumar com a presença dos técnicos de iluminação pública nas ruas do bairro. Isso porque a localidade vai receber o programa “Iluminando Nosso Bairro”, com substituição da iluminação por lâmpadas de LED. A ação é fruto de pedido do vereador Marcelo Maia, líder do PMN na Câmara, que apontou os problemas do bairro com a iluminação pública. Maia apresentou o Projeto de Indicação nº 278/2021 para requalificação urbana do distrito de Brotas.
De acordo com Marcelo Maia, que acompanhou o primeiro dia do mapeamento da região, na terça-feira (27), a ação é uma conquista para a comunidade, que vinha sofrendo com problemas relacionados à iluminação pública, o que favorecia a criminalidade, principalmente durante a noite.
“Com a implantação dos novos equipamentos, a comunidade ganha não só o conforto de uma iluminação de qualidade, como também a segurança de poder transitar num local bem iluminado, o que ajuda a reduzir os índices da criminalidade. Essa é uma das nossas pautas que tanto buscamos para o distrito de Brotas”, comemora Maia.
Segundo o projeto, serão entregues 497 pontos de iluminação em LED, substituindo as antigas lâmpadas de sódio. Os pontos serão distribuídos em aproximadamente 90 ruas do Matatu de Brotas. Ainda segundo o vereador Marcelo Maia, outras regiões de Brotas receberão as ações do “Iluminando Nosso Bairro”, além de intervenções diversas previstas no projeto de indicação.
“Essas ações que propomos são para atingir todo o distrito sanitário de Brotas. Então, as regiões do Engenho Velho, Acupe, Daniel Lisboa também receberão esse banho de luz que tanto precisam, além de outras ações que propomos no projeto, como a recuperação da pavimentação, arborização, construção de áreas de lazer, substituição da rede pluvial, implantação de canaletas de escoamento, sinalização de trânsito vertical e horizontal e implantação e substituição de pontos de ônibus. Ações que hoje são de extrema necessidade para a região”, afirma o vereador.
Benefícios do LED
Como destaca Marcelo Maia, as lâmpadas em LED possuem mais eficiência porque precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar a iluminação equivalente à potência das tradicionais lâmpadas em vapor de sódio. “A durabilidade também é superior, tendo vida útil entre 25 mil a 100 mil horas, enquanto as de sódio ficam entre 18 mil a 32 mil horas de uso”, completa.
Além disso, o vereador lembra que os equipamentos em LED colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois, não há gases no bulbo da lâmpada e os materiais utilizados são, em sua maior parte, recicláveis e atóxicos.
“Além disso, os refletores e as luminárias instalados nesse processo de modernização da iluminação pública em Salvador são compatíveis para receber o sistema de telegestão, que permite, entre outras funções, controlar os equipamentos de forma remota, assim como realizar a identificação imediata de ocorrências para manutenção”, diz Maia.
Câmara de Vereadores de Salvador