Reflexão
O que preciso fazer para ouvir “Muito bem, servo bom e fiel”, quando eu chegar no céu?
Como posso ser um bom e fiel servo?
Na parábola de Jesus sobre os talentos, o Senhor fala de dois servos fiéis que usaram o que haviam recebido para aumentar a riqueza do mestre.
Quando o mestre retornou de uma longa ausência, ele recompensou seus dois servos fiéis e disse a cada um deles: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21, 23).
Todo cristão anseia ouvir essas palavras dos lábios de Jesus algum dia no céu.
Somos salvos pela graça através da fé (Efésios 2:8–9), mas somos salvos “para boas obras” (Efésios 2:10).
Jesus falou de acumular tesouros no céu (Mateus 6:20), e Sua parábola dos talentos sugere várias recompensas para aqueles que fielmente O servem neste mundo.
Para ouvir as palavras “Muito bem, servo bom e fiel” de Jesus, primeiro certifique-se de que você realmente é salvo.
Os incrédulos nunca ouvirão essas palavras, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).
E reconheça que Jesus não é apenas o seu Salvador; Ele também é o seu Senhor (ver Lucas 6:46).
“Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100:2).
Aqui estão algumas ideias sobre como você pode servir ao Senhor:
1. Compartilhe o evangelho. O Senhor Jesus deseja que façamos discípulos, ensinando outras pessoas sobre a natureza e o caráter de Deus e compartilhando o significado de Sua morte e ressurreição (Mateus 28:18–20).
2. Ajude os desfavorecidos. Na história do homem rico e Lázaro em Lucas 16:19–31, o homem rico é condenado porque não ajuda Lázaro e por confiar demais em sua riqueza. Não coloque a autogratificação diante das necessidades dos outros. 1 João 3:17 diz: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”
3. Perdoe os outros as suas ofensas. Isto não é o mesmo que reconciliação ou confiança, mas significa que você renuncia à vingança. O Senhor Jesus modelou o perdão: “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:23).
4. Veja sua posição de autoridade como uma oportunidade para ajudar as pessoas que estão sob os seus cuidados, e veja sua posição de subserviência como uma oportunidade de se submeter à sua autoridade, assim como Jesus se submeteu à autoridade do Pai. De qualquer forma, você pode ser semelhante a Cristo porque Jesus era mestre e servo de pessoas diferentes. “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2).
5. Procure conhecer melhor o caráter de Deus através da comunhão da igreja, ouvindo sermões, estudando a Bíblia, orando e compartilhando como Ele tem estado envolvido em sua vida.
6. Reconheça que toda posição vantajosa em que você está é por causa de Deus, a Fonte de toda bênção: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes…” (Tiago 1:17).
7. Esteja disposto a ser impopular, exibindo uma coragem rara como o bom samaritano na parábola de Jesus (Lucas 10:30-37). Faça o que a Bíblia diz que é certo, sempre. “…Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
8. No julgamento moral introspectivo (avaliando o seu próprio caráter), olhe para o caráter de Jesus como uma medida em vez de racionalizar suas ações e atitudes questionáveis. Mostre humildade.Tudo se resume a isso: ame a Deus mais do que tudo e ame os outros com sinceridade (Marcos 12:30–31). No tribunal de Cristo, aqueles que são fiéis ao Senhor que os salvou vão ouvir as palavras: “Muito bem, 4servo bom e fiel”. Nenhum verdadeiro servo do Senhor poderia pedir por algo mais.
Bpo Cleonicio Filho