ItaparicaNotíciasOpiniãoVera Cruz

Itaparica e Vera Cruz: Beirando 400 casos em Maio

Itaparica

?????Í??? ?? ????????? ?????? ??? ?????, ? ? ?Ê? ?? ???? É ? ?º ??? ???? ????? ????????? ?????? ??? ????? ?? ???? ??? ??? ????? ?? ?º ????

???????????? ???? ????????? ?? ??????????????? ?? ?á???? ?? ????????? ?? ?????????? ?? ?????????, ??? ????? ?? ????????? ?? ?? ?? ????, ??ó? ???????? ???????â????? ???é?????? ??? ???????çõ?? ?? ?????-??.

Mas o COVID-19 não está para brincadeira e o resultado disso, faço meu relato como se segue abaixo.
O 1º de maio (feriado) registrou 16 casos em um único dia, mas nos 10 dias que se seguiram, zero (0) casos foram registrados.
Mas após as visitas do Dia das Mães (9), + 51 casos foram registrados em 10 dias, acendendo a lâmpada amarela em minha cabeça.

Mesmo com a suspenção da travessia dos ferrys nos finais de semana, os últimos 10 dias de maio foram mais críticos com 103 casos confirmados + 6 óbitos registrados segundo informativos da Prefeitura de Itaparica.

E a verdade é o seguinte: são 170 casos registrados até ontem (30) e um aumento de 123,68 % em relação ao mês de abril e somando com os 200 casos de Vera Cruz em maio, ? ???? ?? ????????? ??? ??? ????? ??????????? pelos gestores de ambos os municípios.

Meu povo Itaparicano e Veracruzense: O quê que precisa mais, para que o nosso povo se conscientize, que o distanciamento social e o uso de máscaras + as vacinas que estão sendo aplicadas em ambas as prefeituras, ainda são a nossa melhor prevenção contra o COVID-19 ?

Vera Cruz

VERA CRUZ – BA COM 200 CASOS NO MÊS DE MAIO DE 2021, PASSA A SER O MÊS COM MAIS CASOS CONFIRMADOS DURANTE A PANDEMIA
Mas o COVID-19 não está para brincadeira e o resultado disso, faço meu relato abaixo.
Ao contrário do município vizinho, os primeiros 10 dias em Vera Cruz registraram 95 casos confirmados, e que a meu ver, teve haver com o feriado do 1º de maio, Dia do Trabalhador, e o funcionamento normal no final de semana da travessia das lanchas em nosso terminal hidroviário.
Já nos próximos 10 dias, houve uma redução em mais da metade em relação aos 10 dias anteriores com 40 casos confirmados.
No meu entender, a travessia das lanchas foi suspensa devido ao mal tempo, e as visitas do Dia das Mães (9), houve uma redução no fluxo de pessoas dentro de nosso município, auxiliado também com a suspenção da travessia dos ferrys determinada pelo governador nos finais de semana.
E o último 10 dias com 65 casos confirmados, ficou naquele meio termo entre os 2 números anteriores.
Em minha opinião baseada em dados, está comprovado que o distanciamento social é o remédio para a NÃO proliferação de casos em nosso município.
Tenho consciência que o ir e vir são fundamentais e o trabalho e sustento de muitos depende da travessia marítima, mas nada impede que precauções sejam tomadas.
Com 200 casos em Vera Cruz e 170 em Itaparica, a Ilha de Itaparica chegou a quase 400 casos em um único mês.
Vamos cumprir os calendário de vacinação do COVID-19 e do H1N1 também.
Todo cuidado é pouco e e se for sair, use máscara.

Por: Osvaldo Filho

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *